Quer viralizar e prender a atenção do público? Aposte neste formato nas redes sociais
Especialista aponta como tornar publicações mais eficientes, construir autoridade e manter a audiência engajada
Publicações em série nas redes sociais se destacam como estratégia eficaz para engajar a audiência, construir autoridade e manter o público interessado, segundo Letícia Vaz.
Nas redes sociais, a atenção dos usuários é disputada a cada segundo. Por isso, criar conexões consistentes com o público virou um dos maiores desafios e trunfos para marcas e empreendedores. Em 2025, há um formato específico que chamará mais atenção do público, aponta Letícia Vaz, referência no empreendedorismo.
Segundo ela, publicações em série irão conquistar a audiência com mais frequência e qualidade. "A pessoa pega uma linha editorial dentro do seu nicho, decide esse macrotema e desenvolve 10, 7 ou 5 ou 3 episódios sobre esse tema", começa a especialista.
Letícia aponta que as redes sociais são mais do que apenas um canal de divulgação e funcionam como vitrines para demonstrar autoridade, constância e criatividade. Para ela, transformar temas complexos em séries de episódios desperta o interesse contínuo do público.
"Os criadores de conteúdo estão entendendo que não existe comunicar uma informação complexa em somente uma entrega. Então não adianta fazer um reel sobre o tema e nunca mais abordar aquele tema, porque eu não vou conseguir mostrar autoridade, credibilidade nem ar a informação que eu quero", continua Letícia.
Ela aponta como a maneira dispersa com que os conteúdos das redes sociais são consumidos pode ser desafiadora para as marcas engajarem seu público. No entanto, publicações em série tendem a escapar desta dinâmica.
"Preciso fazer com que a pessoa que assiste ao meu vídeo tenha um motivo para voltar para o meu perfil. Se não, ele fica rolando (o feed) eternamente e ele vai caindo em outros conteúdos. Dessa forma, se eu assisto a um vídeo que é o episódio 3, eu vou entrar no perfil para ver se já saiu o 4 ou, se eu não tiver assistido, para assistir ao 1 e ao 2", exemplifica.
Por fim, ela aposta na busca por repetição em conteúdos como um fator para que marcas privilegiem as séries. "As pessoas começam a ficar vidradas nesse poder de repetição e de ritual, aguardando um próximo episódio. É a mesma coisa que acontece com os podcasts. Existe uma tensão gerada entre o primeiro episódio e a espera para o segundo episódio", finaliza.