Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Letícia Vaz 413p4k

Disciplina com bem-estar: especialista aponta caminhos para equilibrar rotina e produtividade 1n5g3o

Letícia Vaz propõe ajustes realistas e constância inteligente como alternativas às metas inalcançáveis e à comparação nas redes sociais 2w5f15

7 mai 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Letícia Vaz destaca, em podcast, a importância de equilibrar disciplina e uma rotina realista, evitando metas irreais, para alcançar produtividade e bem-estar com planejamento, constância e foco monotarefa.
Letícia Vaz, em episódio do LV Talks
Letícia Vaz, em episódio do LV Talks
Foto: Reprodução/Instagram @leticiavaz

Encontrar o equilíbrio entre disciplina para o sucesso e uma rotina realista é um dos maiores desafios para quem busca o bem-estar, sem perder produtividade. Isso porque, enquanto o foco em uma evolução pessoal pode ser importante, metas irreais causarão frustração e desmotivação no meio do caminho. Por isso, Letícia Vaz, especialista em empreendedorismo, defende que uma rotina que privilegie praticidade e consistência é a ideal para um dia a dia bem ajustado. 3r5ok

Em Como ter mais foco e parar de procrastinar, 5º episódio do podcast LVTALKS, Letícia fala sobre como disciplina, foco e produtividade são habilidades treináveis. "O nosso cérebro é flexível, ele é moldável. Então a gente consegue mudar a nossa rotina, mudar as nossas atitudes pra que a gente se torne a pessoa que a gente quer ser", começa. 

Ela avisa que, por conta do mundo muitas vezes fantasioso encontrados nas redes sociais, é perigoso comparar a sua realidade com a de outros perfis. Por isso, a especialista propõe um exercício de comparar a 'rotina ideal' com a 'rotina real'. Isso a por levar em consideração os momentos de vida, responsabilidades e limitações pessoais.

"Tenho algumas pessoas que eu imagino como rotinas ideais. E aí eu começo a sonhar com essa rotina. Meu sonho é acordar todos os dias às 5 da manhã, treinar duas vezes no dia, ter tempo pra leitura, enfim, você cria aí na sua cabeça a rotina ideal quando a gente fala sobre disciplina. E aí a gente precisa entender que essa rotina ideal ela não funciona pra todo mundo da mesma forma", explica.

Segundo Letícia, impor metas muito rígidas, demais que não serão sustentadas a longo prazo não permite a criação de uma rotina ajustável, que respeite as demandas do dia a dia. Ela alerta, no entanto, que quem busca evolução precisa ter constância e objetividade. 

"Se você quer ser uma pessoa produtiva, se você quer ser uma pessoa focada, você precisa necessariamente ser monotarefa. Você precisa focar numa tarefa e fazer até o final. Depois você vai pegar uma nova tarefa. Quando você abre várias abas dentro da sua cabeça, como se fossem várias abas de navegador da internet, você começa a, primeiro, ficar muito ansioso, porque existem vários estímulos diferentes", continua Letícia.

No episódio, Letícia compartilha ainda estratégias para esvaziar o sentimento de culpa provocado por um dia de folga ou por um expediente que não rendeu tanto. "Eu não preciso ser produtiva o tempo todo", diz.

Ela reforça que buscar equilíbrio a por uma etapa anterior muito importante: a do planejamento. "Se eu não tiver estratégia e planejamento para transformar essa motivação em algo palpável, eu não vou conseguir atingir os meus objetivos", finaliza.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade