Dona de seis empresas, Letícia Vaz reflete sobre o que te impede de crescer financeiramente 57384b
A especialista em empreendedorismo cita percepções que ela mudou e que a ajudaram a chegar aonde está hoje financeiramente 11725b
Letícia Vaz, dona de seis empresas, compartilha no podcast *LV Talks* estratégias para crescer financeiramente, destacando organização entre economizar e gastar, controle de custos e definição de prioridades financeiras.
Atualmente dona de seis empresas, a empresária Letícia Vaz faz uma provocação para que seus ouvintes no podcast LV Talks reflitam sobre a relação com dinheiro --de todas as formas, desde pessoas físicas até pessoas jurídicas. 5b4t3o
Ao longo de cerca de 30 minutos, a especialista em empreendedorismo cita percepções que ela mudou e que a ajudaram a chegar aonde está hoje financeiramente.
-
Gastar versus economizar 1u6cb
Para Letícia Vaz, uma importante mudança foi a sua forma de pensar a relação entre quanto gastar e quanto economizar dos seus ganhos mensais.
"A maior parte das pessoas pega o quanto ela recebe no mês, tira as despesas e o que sobrar ela guarda. O que pessoas que crescem e prosperam financeiramente fazem? Elas decidem primeiro o quanto elas vão guardar naquele mês, depois elas regulam as despesas delas de acordo com a receita que entrou e o lucro que elas querem ter", afirma.
A empresária conta que estabeleceu como meta sempre economizar 30% do que ganha. Para isso, ela faz um cálculo antecipado de quanto deverá ser sua receita, considerando os contratos firmados com antecedência.
Ela reforça que essa é uma postura que nem todos podem adotar. "Existem pessoas que vivem numa realidade que não dá para guardar dinheiro, que aquele momento de vida é um momento de corre, extremamente corre, que vai ter que gastar para caramba, que às vezes ganha muito pouco porque está crescendo na carreira e o básico não consegue ser atendido", diz.
Mas, aqueles que já têm um bom salário, essa divisão entre quanto economizar antes de gastar é uma forma de não sentir que estão estagnados com seus ganhos.
-
Tenha cuidado com seus custos 5t273h
Falando diretamente a outros empresarios, Letícia alerta para que eles não aumentem os custos na mesma medida que sobem os lucros. "Isso é o maior erro que eu vejo de todos os empreendedores. Eles começam a crescer, e aí eles começam a achar que esse crescimento é eterno. Só que nenhuma empresa cresce eternamente. Todas as empresas têm crescimento, platô e queda, é a vida normal delas", explica.
"Você precisa equilibrar o seu custo de uma maneira que o seu lucro sempre seja saudável, independentemente de quanto você está vendendo", complementa a empresária.
A dica também pode ser replicada para pessoas físicas. Letícia dá um exemplo de alguém que começou a ganhar um salário maior e decidiu trocar de carro e mudar de condomínio. Não é que esses gastos sejam luxo, mas a empresária alerta para que os custos mensais dessas trocas não tornem o custo de vida tão alto que chegue a ficar insustentável.
-
Tenha sua prioridade financeira 124g6q
Letícia Vaz conta que um marco financeiro para ela foi a compra da casa própria. Era o seu grande sonho e, para conquistá-la, foi preciso focar nesse objetivo.
"Agora, por exemplo, um carro não é um marco, não é um objetivo financeiro para mim. O objetivo financeiro é a minha casa. Então, toda vez que eu pego um dinheiro, eu penso, 'ah, eu vou comprar um carro super caro ou eu vou investir na minha casa?'. É muito óbvio que eu vou investir na minha casa, porque eu tenho a minha prioridade. Então, ter a sua prioridade financeira também é muito importante, porque vai te dar clareza sobre onde colocar o seu dinheiro", defende.