Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trio elétrico arrasta 10 mil pessoas na maior festa junina da periferia de Salvador v1i46

Em Cajazeiras, onde mora mais gente na capital, o Cajarriê atrai festeiros da cidade, do estado, do país e do mundo 373j28

22 mai 2025 - 07h15
(atualizado às 14h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Realizado há 11 anos, o arrastão percorre um trajeto de dois quilômetros até desembarcar no campo da Pronaica. Ao som do samba junino e suas variações, artistas e grupos agitam o povão durante oito horas de festa. Décima-primeira edição acontece em 8 de junho.
Parece Carnaval, mas é samba junino no trio elétrico, arrastando milhares de pessoas em Cajazeiras, o bairro mais populoso de Salvador.
Parece Carnaval, mas é samba junino no trio elétrico, arrastando milhares de pessoas em Cajazeiras, o bairro mais populoso de Salvador.
Foto: Divulgação

“É o maior arrastão junino que existe, pode colocar na matéria”, garante Marcos Luís Silva Argolo, o Marquinhos Fama, um dos idealizadores do Cajarriê, festa que coloca o samba junino no trio elétrico arrastando milhares de pessoas em Cajazeiras, bairro periférico onde mora mais gente em Salvador. t6v1q

Com 194 mil habitantes segundo o Censo 2022 do IBGE, Cajazeiras é conhecido como uma cidade dentro de Salvador. O Cajarriê, um dos arrastões mais populares da capital, chega a reunir 10 mil pessoas na periferia onde Davi Brito, ex-BBB, foi criado.

Coincidentemente, o ponto de partida do arrastão é a rótula da feirinha de Cajazeiras 10, onde ele e sua mãe trabalhavam como ambulantes. A multidão sai sempre ao meio-dia, segue um percurso de dois quilômetros e chega ao popularíssimo Campo da Pronaica, onde o samba junino continua até o começo da noite.

Cajazeiras, uma cidade dentro da cidade de Salvador, tem 194 mil habitantes. Samba junino bomba em festa do bairro.
Cajazeiras, uma cidade dentro da cidade de Salvador, tem 194 mil habitantes. Samba junino bomba em festa do bairro.
Foto: Fala Cajazeiras

“O povo fica aguardando começar a venda das camisetas, é como os abadás. Só de associados são mil e quinhentos. É bem popular, a camiseta para ficar na corda custa cinquenta reais”, informa Jadson Nascimento, 42 anos, o Jau, outro idealizador do Cajarriê. A camiseta é para quem quer curtir cercado por cordas, mas o arrastão é aberto e o povão toma conta.

Senhoras da comunidade abrem alas para o trio elétrico 5k172f

“A festa é uma junção do samba junino, Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador, com a cultura do arrastão, de reunir um grupo de pessoas e sair pelas ruas arrastando outras”, descreve Marquinhos Fama, 59 anos, um dos precursores do samba junino da Bahia, fundador do Samba Fama, maior do estado, de relevância internacional – excursionou por 16 países.

No trio elétrico se apresentam grupos e artistas populares, como Samba de Tamanco, tocando variações do samba junino, surgido nos terreiros de candomblé. Em Cajazeiras, durante oito horas, o povo dança o chamado “samba duro”, mais acelerado, o “samba de roda”, mais cadenciado, o arrocha, entre outros ritmos populares.

Há quem prefira a camiseta do evento para curtir dentro das cordas, mas o povão pelas ruas predomina no Cajarriê.
Há quem prefira a camiseta do evento para curtir dentro das cordas, mas o povão pelas ruas predomina no Cajarriê.
Foto: Divulgação

“A periferia vem em massa, a comunidade participa, trazemos ela para a festa”, diz Jau, integrante do Samba de Tamanco há 18 anos. Respeitando a tradição, as senhoras mais velhas da comunidade abrem alas para o trio elétrico, incluindo uma veterana do samba junino, de 96 anos.

Muvuca de povão, o comércio formal e informal bombam. Começam a bombar antes da festa, com a customização de abadás, a sinalização do trânsito, a mobilização de policiais, montagem de estrutura, como banheiro químico, segurança.

Como é Cajazeiras, do Cajarriê e de Davi Brito? b6r5z

Cajazeiras, ou ainda Cajacity, teve os primeiros conjuntos habitacionais em 1982. Seria um exemplo de arquitetura planejada, mas houve ocupações desde o início. A região se desenvolveu lutando por políticas públicas e ficou nacionalmente conhecida com Davi Brito, vencedor do BBB-24, criado em Cajazeiras.

O samba junino em trio elétrico é uma das expressões possíveis da música que é Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador.
O samba junino em trio elétrico é uma das expressões possíveis da música que é Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador.
Foto: Divulgação

Antes dele ganhar o prêmio da Globo, o bairro havia promovido duas edições do BBB Cajazeiras. “Ninguém tinha ido ao programa, era um sonho de vários moradores, então pegamos pessoas influentes e montamos”, conta o estudante de jornalismo Wendel Muniz, organizador do BBB Cajazeiras.

Quanto à infraestrutura, o terminal de Águas Claras é a principal porta de o. Conectado ao metrô, a ligação com o centro de Salvador leva 40 minutos. É a melhor maneira de se deslocar, especialmente turistas que costumam frequentar o Cajarriê - neste ano, pesquisa Terra Insights mostra que 44% dos entrevistados pretendem viajar ao Nordeste.

O campo da Pronaica, onde Davi Brito foi homenageado após vencer o BBB 24, é um dos locais mais representativos de Cajazeiras. É ali que também desembarca o arrastão junino, uma das festas mais populares de Salvador, e a maior do gênero.

*Terraiá 2025: a cobertura do Terra para as festas de São João tem o patrocínio de Amazon.com.br

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade