Trio elétrico arrasta 10 mil pessoas na maior festa junina da periferia de Salvador v1i46
Em Cajazeiras, onde mora mais gente na capital, o Cajarriê atrai festeiros da cidade, do estado, do país e do mundo 373j28
Realizado há 11 anos, o arrastão percorre um trajeto de dois quilômetros até desembarcar no campo da Pronaica. Ao som do samba junino e suas variações, artistas e grupos agitam o povão durante oito horas de festa. Décima-primeira edição acontece em 8 de junho.
“É o maior arrastão junino que existe, pode colocar na matéria”, garante Marcos Luís Silva Argolo, o Marquinhos Fama, um dos idealizadores do Cajarriê, festa que coloca o samba junino no trio elétrico arrastando milhares de pessoas em Cajazeiras, bairro periférico onde mora mais gente em Salvador. t6v1q
Com 194 mil habitantes segundo o Censo 2022 do IBGE, Cajazeiras é conhecido como uma cidade dentro de Salvador. O Cajarriê, um dos arrastões mais populares da capital, chega a reunir 10 mil pessoas na periferia onde Davi Brito, ex-BBB, foi criado.
Coincidentemente, o ponto de partida do arrastão é a rótula da feirinha de Cajazeiras 10, onde ele e sua mãe trabalhavam como ambulantes. A multidão sai sempre ao meio-dia, segue um percurso de dois quilômetros e chega ao popularíssimo Campo da Pronaica, onde o samba junino continua até o começo da noite.
“O povo fica aguardando começar a venda das camisetas, é como os abadás. Só de associados são mil e quinhentos. É bem popular, a camiseta para ficar na corda custa cinquenta reais”, informa Jadson Nascimento, 42 anos, o Jau, outro idealizador do Cajarriê. A camiseta é para quem quer curtir cercado por cordas, mas o arrastão é aberto e o povão toma conta.
Senhoras da comunidade abrem alas para o trio elétrico 5k172f
“A festa é uma junção do samba junino, Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador, com a cultura do arrastão, de reunir um grupo de pessoas e sair pelas ruas arrastando outras”, descreve Marquinhos Fama, 59 anos, um dos precursores do samba junino da Bahia, fundador do Samba Fama, maior do estado, de relevância internacional – excursionou por 16 países.
No trio elétrico se apresentam grupos e artistas populares, como Samba de Tamanco, tocando variações do samba junino, surgido nos terreiros de candomblé. Em Cajazeiras, durante oito horas, o povo dança o chamado “samba duro”, mais acelerado, o “samba de roda”, mais cadenciado, o arrocha, entre outros ritmos populares.
“A periferia vem em massa, a comunidade participa, trazemos ela para a festa”, diz Jau, integrante do Samba de Tamanco há 18 anos. Respeitando a tradição, as senhoras mais velhas da comunidade abrem alas para o trio elétrico, incluindo uma veterana do samba junino, de 96 anos.
Muvuca de povão, o comércio formal e informal bombam. Começam a bombar antes da festa, com a customização de abadás, a sinalização do trânsito, a mobilização de policiais, montagem de estrutura, como banheiro químico, segurança.
Como é Cajazeiras, do Cajarriê e de Davi Brito? b6r5z
Cajazeiras, ou ainda Cajacity, teve os primeiros conjuntos habitacionais em 1982. Seria um exemplo de arquitetura planejada, mas houve ocupações desde o início. A região se desenvolveu lutando por políticas públicas e ficou nacionalmente conhecida com Davi Brito, vencedor do BBB-24, criado em Cajazeiras.
Antes dele ganhar o prêmio da Globo, o bairro havia promovido duas edições do BBB Cajazeiras. “Ninguém tinha ido ao programa, era um sonho de vários moradores, então pegamos pessoas influentes e montamos”, conta o estudante de jornalismo Wendel Muniz, organizador do BBB Cajazeiras.
Quanto à infraestrutura, o terminal de Águas Claras é a principal porta de o. Conectado ao metrô, a ligação com o centro de Salvador leva 40 minutos. É a melhor maneira de se deslocar, especialmente turistas que costumam frequentar o Cajarriê - neste ano, pesquisa Terra Insights mostra que 44% dos entrevistados pretendem viajar ao Nordeste.
O campo da Pronaica, onde Davi Brito foi homenageado após vencer o BBB 24, é um dos locais mais representativos de Cajazeiras. É ali que também desembarca o arrastão junino, uma das festas mais populares de Salvador, e a maior do gênero.
*Terraiá 2025: a cobertura do Terra para as festas de São João tem o patrocínio de Amazon.com.br