Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Letícia Vaz 413p4k

Qual é a chave do sucesso para o seu empreendimento? Especialista aponta caminhos 54533m

Referência no empreendedorismo, Letícia Vaz lança Podcast em que traz receitas aplicáveis na trajetória de empresas 4t703q

7 abr 2025 - 15h23
(atualizado em 10/4/2025 às 14h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Letícia Vaz
Letícia Vaz
Foto: Reprodução/Instagram @leticiavaz

Ainda que muitas orientações para alcançar o sucesso dependam de diagnósticos individuais de cada empresa ou profissional, há muitas dicas que todas as pessoas bem-sucedidas podem aplicar para chegar a patamares satisfatórios. j2b2t

Letícia Vaz, referência no empreendedorismo, acredita que o sucesso não depende de fórmulas prontas, mas de ações consistentes, mesmo diante das incertezas.

"As pessoas que têm sucesso elas são estratégicas ao escolher as tarefas que elas vão fazer. São pessoas que sabem falar não. São pessoas que não estão sempre disponíveis para tudo o que acontece. São pessoas que escolhem realmente: 'eu preciso estar nessa reunião?'", explica a especialista no primeiro episódio de seu podcast, LVTALKS.

Para ela, a primeira etapa essencial é ter clareza sobre o que se busca. "O que é sucesso para mim? O que é a minha vida ideal? Daqui a um ano, dois anos, cinco anos, dez anos.... eu preciso ter essa visão clara".

Essa definição pessoal precisa vir acompanhada de atitude. Segundo Letícia, muitas pessoas travam porque estão inflexíveis diante de cenários de mudanças. "(O sucesso) tem a ver com você ter flexibilidade o suficiente para se manter constante no seu objetivo mesmo que em condições externas diferente", continua.

Na trajetória empreendedora, ela também destaca o papel das conexões. "Outra característica das pessoas que não têm sucesso são pessoas que priorizam muito o relacionamento", crava Letícia ao citar que networking não é apenas você pedir algo para alguém. 

"Uma pessoa bem relacionada é uma pessoa que muitas portas se abrem. E eu percebi isso na prática. Eu era uma pessoa muito tímida que eu não gostava de ir em eventos eu não gostava de conversar com as pessoas. Eu achava que se eu ficasse só fazendo meu conteúdo aqui dentro de casa estava ótimo. Quando eu comecei a me relacionar com as pessoas, a ser agradável com as pessoas, a conversar, a entender, a ajudar a estar aberto, a ser divertido, a ser leve a quantidade de portas que me abriram assim, foi uma coisa absurda."

Letícia reconhece que o caminho do empreendedorismo é repleto de desafios, mas reforça que trabalhar com dados é um diferencial importante. "Todo mundo deveria ser fissurado em dados, em analisar milimetricamente mudanças de comportamento, mudanças de consumo, mudanças de forma de consumir não só produto, mas também conteúdo retenção de atenção", diz no episódio do LVTALKS.

Para quem deseja alcançar o próprio conceito de sucesso, ela deixa uma provocação para o investimento na criação de estratégias, mas sempre exercitando a flexibilidade.

"Quanto mais planejamento estratégico mais visualização de futuro, mais intencionalidade, mais escolher as coisas certas (...)  E o nosso cérebro tem algo chamado neuroplasticidade. E o que isso significa? Nosso cérebro é moldável. Ele é flexível. Eu gosto sempre de falar para o meu marido: 'eu sou mais flexível que uma barata, eu me adapto em qualquer lugar'. A barata você já viu no frio, no calor, no bueiro, na mansão, no lixo, na rua'", brinca.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade