Você está pronto para ser líder? Faça estas perguntas antes de aceitar um cargo de chefia 6p5m2e
No senso comum, liderar pessoas ainda é considerado sinônimo de status e sucesso na carreira, mas especialistas alertam que nem todo profissional competente é um bom líder 3m6g1e
Liderar uma equipe vai muito além de reunir atributos técnicos. Mesmo que domine as habilidades necessárias, o cargo de liderança nem sempre vai ser ideal para determinados perfis. Você pode ser um excelente profissional, com ótimos resultados para a empresa em que atua, mas ainda assim não se sentir confortável ou eficiente na gestão de pessoas. 3sp
A escolha depende de inúmeros fatores, que incluem o momento da carreira, os objetivos profissionais, certas habilidades comunicacionais e até mesmo se gosta de ser "protagonista" dos projetos.
Se você recebeu uma proposta para assumir um cargo de liderança e ainda não sabe qual decisão tomar, o executivo e autor do livro "Os 4 Pilares da Liderança Imbatível", Renato Trisciuzzi, sugere pensar nestas perguntas:
1. Qual é a expectativa da empresa em relação ao meu papel como líder? 4o6z4g
Antes de aceitar o cargo, é fundamental entender claramente quais são os resultados esperados, quais desafios precisam ser superados e como a empresa mede o sucesso de um líder. Isso evita surpresas e desalinhamentos futuros.
2. Qual é a cultura organizacional da empresa e como impacta meu estilo de liderança? 2v6l2b
A cultura da empresa define como as decisões são tomadas, como os times se comunicam e quais comportamentos são valorizados. Um líder precisa avaliar se seus valores e seu modo de liderar são compatíveis com essa cultura.
Caso não saiba, pesquise e converse com outros colegas mais próximos.
3. Terei autonomia para tomar decisões ou o ambiente é muito centralizador? m6p5s
Se você é um profissional que considera autonomia um fator importante para executar o trabalho, liderar sem essa condição pode ser frustrante e ineficaz.
É importante entender o nível de liberdade que o cargo oferece para implementar ideias, gerir a equipe e promover mudanças.
4. Como está a atual situação do time que irei liderar? 65364
Saber se a equipe está coesa ou enfrenta conflitos, se há alta rotatividade ou desmotivação ajuda o futuro líder a se preparar para os desafios reais do dia a dia, além de mostrar o grau de complexidade da função.
A consulta prévia é importante para avaliar se está preparado(a) para lidar com o cenário do time.
"Um líder imbatível não herda uma equipe sem antes entender seu estado atual. Diagnosticar é o primeiro o da liderança estratégica: identificar forças, fraquezas e oportunidades de desenvolvimento", afirma Trisciuzzi.
5. Quais são as principais métricas de desempenho para essa posição? 394y2y
Compreender os indicadores pelos quais o líder será avaliado, sejam financeiros, de produtividade, engajamento ou inovação, permite uma melhor preparação e planejamento de ações para alcançar esses objetivos.
6. Quais recursos e apoio terei para exercer minha liderança com qualidade? 34922
Recursos como orçamento, tecnologia, e de outras áreas e o à alta liderança são cruciais para que o líder consiga fazer seu trabalho de forma eficiente e sustentável. Sem esse apoio, o sucesso se torna mais difícil.
Por fim, o autor ressalta que a escolha do cargo precisa ir além do salário e do prestígio.
