Se você usa muito as IAs para trabalhar, sua reputação está em risco, de acordo com este estudo 47374r
Pesquisadores analisam dinâmicas sociais envolvendo a adoção de inteligências artificiais como ferramentas no mercado de trabalh0 424a4o
Desde o advento das inteligências artificiais generativas, muito se fala sobre o uso delas como ferramentas para aumentar produtividade. Sob um discurso de que com as IAs assumindo tarefas triviais, funcionários de verdade teriam menos trabalho, é vendida essa ideia que até pode ser verdadeira em alguns casos, mas definitivamente não é a regra, podendo até, na verdade, aumentar a carga de trabalho. 106e1k
Demissões em massa alegando substituições por IAs não são poucas, em especial no setor da tecnologia, ainda que o tiro possa sair pela culatra. Independentemente disso, se você usa inteligências artificiais para ajudar em tarefas no trabalho, corre o risco de ter sua reputação manchada — é o que diz um estudo da Duke University, na Califórnia, EUA.
O artigo publicado por pesquisadores da instituição na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) analisa as dinâmicas sociais envolvendo a adoção de inteligências artificiais como ferramentas no mercado de trabalho. Não importa qual seja: ChatGPT, Gemini, DeepSeek etc.
Com experimentos conduzidos com mais de 4,4 mil participantes, os pesquisadores "revelam uma penalidade social por uso de IA: indivíduos que usam ferramentas de inteligência artificial se deparam com julgamentos negativos sobre suas competências e motivação", se lê no início do estudo dos pesquisadores Jessica A. Reif, Richard P. Larrick e Jack B. Soll.
"Esses julgamentos se manifestam em penalidades sociais reais, criando um paradoxo em que ...
Matérias relacionadas