Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política 15c6w

Eduardo Leite deixa PSDB e se filia ao PSD nesta sexta-feira, dia 9 j1bu

A filiação ocorre após o avanço das negociações para a incorporação do Podemos pelo PSDB 451j6w

8 mai 2025 - 18h12
(atualizado às 18h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, pode sair do PSDB
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, pode sair do PSDB
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vai deixar o PSDB após 24 anos para se filiar ao PSD, partido comandado por Gilberto Kassab. O ato está marcado para esta sexta-feira, 9, às 15h, no gabinete da Direção Nacional do partido, em São Paulo. 2v5p3z

A filiação ocorre após o avanço das negociações para a incorporação do Podemos pelo PSDB. Na quarta-feira, 7, Leite afirmou estar preparado para disputar a Presidência da República, mas sinalizou que isso não deveria ocorrer pelo PSDB, partido que, segundo ele, está "deixando de existir". Até a tarde desta quinta-feira, 8, dirigentes do PSDB ainda não tinham sido informados sobre a saída de Leite.

"O PSDB a que eu me filiei há 24 anos está deixando de existir. Tomou-se uma decisão de fazer uma fusão com o Podemos e, provavelmente, essa fusão vai ensejar um novo nome, um novo número, uma nova marca, um novo programa partidário. O PSDB, no formato que historicamente se apresentou para a população brasileira, está saindo do cenário. Vai ser um novo partido", disse.

Leite se filia ao PSD com a expectativa de disputar a Presidência da República. Na última eleição, o partido de Gilberto Kassab foi o que mais elegeu prefeitos, governando um em cada seis municípios do País. Para se viabilizar, no entanto, Leite terá de enfrentar a concorrência interna de Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná, que também mira o Planalto.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade