Bebês Reborn: 6 filmes que são parentes dessa tendência 235g
Com popularidade renovada nas redes, os bebês reborn resgatam uma tendência que o cinema já antecipava — mesmo sem querer 691g4m
A internet trouxe de volta a tendência dos bebês reborn. Esse tipo de boneco hiper-realista surgiu no Brasil por volta dos anos 2000 e, com suas características minuciosamente realistas, acabou ganhando funções emocionais, terapêuticas e artísticas. 7461b
Hoje, porém, nota-se um novo comportamento entre os entusiastas: pessoas que investem tempo e dinheiro para cuidar dessas pequenas "belezinhas" como se fossem bebês de verdade. Vídeos simulando partos, encontros temáticos e conteúdos virais nas redes reacenderam o interesse por esse universo.
No cinema, o uso de bonecos para simular bebês é mais comum do que parece — mas, em alguns casos, ele fica bem evidente (e até meio estranho). Abaixo, veja os filmes que são parentes diretos (e bizarros) dessa tendência reborn, segundo Rolling Stone Brasil:
1. A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2(2012) 5n2t3d
O caso mais emblemático desta lista! Renesmee, a filha de Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson), quase foi interpretada por um boneco animatrônico tão estranho que ficou conhecido como "bebê demoníaco". A repercussão foi tamanha que o boneco ganhou o apelido de "Chuckesmee", uma mistura de Chuck (o brinquedo assassino) com Renesmee.
2. A Noiva de Chucky (1998) 3g3d48
Aqui, o bebê reborn é quase literal — o filme mostra a boneca Tiffany dando à luz um boneco, o Glen/Glenda. A estética grotesca, o cuidado "maternal" e a relação com o brinquedo como um ser vivo fazem dessa franquia um primo distante (e muito mais caótico) dos reborns.
3. Longlegs - Vínculo Mortal(2024) u424
Engana-se quem acha que apenas bonecos bebês representam a cultura reborn. Neste caso (e no próximo), temos uma "evolução" dessas fofurinhas. No filme, dirigido por Osgood Perkins, temos uma boneca-vudu, que adentra a casa das vítimas com a mesma aparência da criança que mora lá, e faz com que os donos cometam atos terríveis e sanguinolentos. Olha só que gracinha:
4. M3GAN(2022) 3au48
A primeira bebe reborn crescida! M3GAN é um exemplo maravilhoso do Vale da Estranheza (quando o você olha para algo e tem algo muito esquisito e familiar ali, causando desconforto). Vale dizer que a personagem também faz dancinhas de TikTok — algo interessante e assustador por si só.
5. Sniper Americano (2014) 2z4z2j
Um caso curioso e mais técnico: o diretor Clint Eastwood usou um boneco para simular o bebê do protagonista em uma cena dramática. O resultado? O boneco era tão falso que virou piada na internet. Nesse caso, o "reborn" falhou em parecer real, mas ainda assim entra na lista como exemplo do uso estranho de bonecos no cinema.
6. Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice (2024) 274934
O auge da lista (e o auge da loucura do filme), no novo longa temos um momento em que a personagem de Jenna Ortega dá à luz a um BEBÊ BEETLEJUICE! Apenas me pergunto se esse neném entraria na parte emocional, terapêutica ou artística da cultura reborn...
BÔNUS: Uma Família Feliz (2024) 1f1jq
O Brasil demorou, mas entrou no jogo. Nessa adaptação do livro de Raphael Montes, Eva, personagem vivida pela atriz Grazi Massafera, trabalha produzindo bebês reborn, mas a coisa menos bizarra do roteiro está nesses bonecos, já que, ao se ancorar no mistério e thriller, Uma Família Felizentrega algo muito mais trágico (mas sem spoilers por aqui).
Ver essa foto no Instagram
O uso de bonecos em filmes é uma solução prática e comum em produções audiovisuais, especialmente quando se trata de cenas com bebês, que exigem cuidados legais e logísticos. Já os bebês reborn, apesar de não serem pensados para o cinema, dialogam com esse mesmo esforço de simular a realidade.
O recente interesse por eles revela como nossa relação com o que é artificial está cada vez mais íntima — seja por conveniência, estética ou até como forma de afeto.