Enxaqueca vestibular pode vir sem dor de cabeça, mas causa tontura e vertigem 2j1742
1i1n39
A enxaqueca é uma condição neurológica que afeta aproximadamente 30 milhões de brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia. Embora seja frequentemente associada a dores de cabeça intensas, nem todas as manifestações dessa doença incluem esse sintoma. 1u6d1t
“Um exemplo notável é a enxaqueca vestibular, na qual os pacientes podem experimentar episódios de tontura e vertigem sem a presença concomitante da dor de cabeça. Muitos desses pacientes acreditam que sofrem com labirintite, com uma tontura de mareamento, e isso pode atrasar o diagnóstico e o tratamento da Enxaqueca Vestibular”, explica Tiago de Paula, neurologista especialista em Cefaleia pela Escova Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP), membro da International Headache Society (IHS) e da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC).
Estudos indicam que cerca de 50% das pessoas com enxaqueca apresentam tonturas associadas às crises. Além disso, estima-se que a enxaqueca vestibular afete 1% da população, sendo mais prevalente entre as mulheres.