Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gripe aviária: Existe risco de contaminação comendo frango e ovos? 511c1w

19 mai 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Entenda se existe risco de se contaminar ingerindo ovos ou frango
Entenda se existe risco de se contaminar ingerindo ovos ou frango
Foto: Freepik

A gripe aviária é uma doença infecciosa que pode atingir aves (galinhas, gansos, entre outros) e até humanos, embora seja mais raro.  Nesta sexta-feira (16), o Brasil confirmou o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial. l24i

O caso aconteceu na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Com isso, os protocolos sanitários e comerciais am a valer para operações internas e com outros países e gerou preocupação em muita gente. É perigoso comer frango e ovo? Existe o risco de contaminação?

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos. 

"Pode continuar comendo frango e ovo se você tem as medidas de segurança adequadas", diz  Renata Beranger, médica infectologista.

Ela explicou que esse vírus é altamente contagioso entre as aves. "Por seres humanos, essa transmissão é muito rara. Temos 900 casos no mundo todo desde 2003, sem nenhuma infecção de humano para humano, todos pegaram de aves", disse a especialitsta em seu canal do Youtube.

Uma das cepas que causa mais óbitos em aves e com transmissão rápida foi a identificada nessa granja do Rio Grande do Sul. O estado é o maior produtor de aves e está na rota de migração dos animais e a transmissão geralmente acontece pelas secreções e fezes.

"Foi rapidamente diagnosticado e as medidas sanitárias foram tomadas rapidamente também. Quando acontece isso, a gente tem que notificar o caso... Neste momento, o impacto não é para a saúde humana, é para a economia do Brasil", complementou a médica.

Segundo a médica, se os casos de gripe aviária aumentarem pelo país, pode ter uma mutação do vírus que possa ar de humano para humano. "Mas neste momento isso não é uma preocupação", disse. 

 O risco da gripe aviária se espalhar pelo Brasil é real e importante averiguar isso por questões econômicas. "Mas para a saúde humana, neste momento, a gente não tem essa preocupação".

A profissional diz que as medidas de proteção tem que ser adequadas para quem trabalha em granja. "Se você observa algum tipo de ave caída no chão, chame as autoridades, não pega o arinho porque esse caso também está acontecendo em aves livres", concluiu.

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade