Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Adolescente autista pinta ‘maior tela do mundo’ e quebra recorde

Arte tem um pouco mais de 12 m²

29 abr 2025 - 22h10
Compartilhar
Exibir comentários
Adolescente autista pinta ‘maior tela do mundo’ e quebra recorde
Adolescente autista pinta ‘maior tela do mundo’ e quebra recorde
Foto: Reprodução/Guinness World Records/Instagram

Um adolescente nigeriano chamado Kanyeyachukwu Tagbo-Okeke, de 15 anos, quebrou um recorde mundial após pintar uma tela de arte de 12,3 m². A “maior tela do mundo” foi reconhecida pelo Guinness World Records e rendeu um certificado, comprovando o feito. 

Embora o título tenha sido conquistado em novembro do ano ado, o feito de Kanyeyachukwu, que é autista, só foi divulgado oficialmente no início deste mês, no 2 de abril - Dia Mundial da Aceitação do Autismo. O nome do quadro é “A impossibilidade é um mito”. 

A pintura explora bastante as cores, expressões faciais e possui um grande símbolo do infinito. De acordo com a mãe do rapaz, Silva Tagbo-Okeke, à CNN, o objetivo é simbolizar consciência e aceitação. 

“Ele não fala, mas quer que sua arte conte sua história em seu nome”, disse. 

A tela do adolescente gerou bastante atenção em seu país, aumentando a conscientização sobre a condição e até rendeu a arrecadação de recursos para uma organização sem fins lucrativos chamada Zeeba Foundation, que serão redirecionadas para pessoas dentro do espectro e suas famílias. 

O presidente da Nigéria, Bola Tinubu, afirmou que Kanyeyachukwu é “corajoso, audacioso e tenaz” por sua arte. “Parabéns pelo reconhecimento. Sua história virou história, e a Nigéria se orgulha de você, Kanyeyachukwu Tagbo-Okeke”, escreveu. 

“Isso abre um novo mundo de possibilidades para crianças com necessidades especiais e seus cuidadores. Além da conscientização sobre o autismo, inclusão e neurodiversidade, também nos dá esperança de que existem infinitas possibilidades em cada ser humano, independentemente do diagnóstico”, disse os pais de Kanye ao Guinness.

Segundo informações do Guinness, os pais do rapaz descobriram o espectro quando ele tinha entre dois e três anos de idade. No intuito de ajudá-lo a se expressar de forma mais livre, o colocaram em várias atividades, mas arte e pintura foram os que chamaram mais a atenção de Kanye. 

Aos oito anos, ele se tornou a pessoa mais jovem a receber o prêmio “Chama da Paz”, na Áustria, por espalhar a paz por meio de sua arte. Em 2019, ele fez sua primeira exposição individual na Terra Kulture Art Gallery, também intitulada “A Impossibilidade é um Mito”. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade