Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sebastião Salgado já esperava morte um ano antes de falecer: 'Sei que não viverei muito mais' 63472j

Gerando forte comoção entre artistas e celebridades, morte de Sebastião Salgado foi confirmada nesta sexta-feira (26); fotógrafo deixa grande legado 3un60

23 mai 2025 - 14h04
Compartilhar
Exibir comentários
Sebastião Salgado, renomado fotógrafo brasileiro, faleceu aos 81 anos, em Paris
Sebastião Salgado, renomado fotógrafo brasileiro, faleceu aos 81 anos, em Paris
Foto: Reprodução/Getty Images / Contigo

Pouco mais de um ano antes de sua morte, anunciada nesta sexta-feira (23), Sebastião Salgado já tinha certeza de que não viveria muito mais tempo e afirmava que prolongar a existência não era o seu desejo. Falecido aos 81 anos de idade, em Paris, o fotógrafo parecia prever que o fim estava próximo.  4x3u4h

'Sei que não viverei muito mais' 4u4r21

Em entrevista concedida ao jornal britânico The Guardian em fevereiro de 2024, Sebastião Salgado refletiu sobre a vida na celebração de seus 80 anos. "Sei que não viverei muito mais. Mas não quero viver muito mais. Já vivi tanto e vi tantas coisas", declarou. Ele também não era otimista sobre o futuro da humanidade: "Minha perspectiva é pessimista em relação à minha espécie, o ser humano, que não evoluiu nada. Nossa espécie se isolou"

Apesar de não enxergar esperança para as pessoas, Sebastião tinha uma perspectiva diferente sobre a natureza. "Sou pessimista em relação à humanidade, mas otimista em relação ao planeta. O planeta vai se recuperar. Está cada vez mais fácil para o planeta nos eliminar", analisou. 

Legado de Sebastião Salgado 6l2v1m

A morte do fotógrafo gerou forte comoção no meio artístico e entre celebridades. Segundo informações da Folha, ele faleceu em Paris em decorrência de complicações de uma malária contraída nos anos 1990. O Instituto Terra, fundado pelo artista, comunicou oficialmente o falecimento nas redes sociais.

"Com imenso pesar, comunicamos o falecimento de Sebastião Salgado, nosso fundador e eterno inspirador", diz a nota, que também destacou a importância do fotógrafo: "Ele foi muito mais do que um dos maiores nomes da fotografia de nosso tempo." O texto ainda relembrou sua trajetória ao lado da esposa, Lélia Wanick Salgado, afirmando que juntos "semeou esperança onde havia devastação e mostrou que restaurar a natureza é um gesto de amor pela humanidade."

O Instituto também prestou solidariedade aos familiares e reforçou o compromisso em dar continuidade ao trabalho de Salgado. "Expressamos nosso carinho à Lélia, aos filhos Juliano e Rodrigo, aos netos Flávio e Nara, e a todos que sentem essa perda", escreveu. E finaliza: "Seguiremos honrando seu legado, cultivando a terra, a justiça e a beleza em que ele tanto acreditou. Nosso eterno Tião, presente hoje e sempre."

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade