Dublagem criada por IA inventa que líder de Burkina Faso teria ameaçado Lula 43694d
TRADUÇÃO DE DISCURSO DE IBRAHIM TRAORÉ NA CÚPULA RÚSSIA-ÁFRICA EM 2023 FOI ALTERADA; CHEFE AFRICANO NÃO CITOU PRESIDENTE DO BRASIL NA FALA ORIGINAL 6yr54
O que estão compartilhando: um vídeo em que o presidente de Burkina Faso, Ibrahim Traoré, parece ameaçar o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. O chefe do país africano teria acusado o brasileiro de cometer crimes diplomáticos e indicado a possibilidade de um conflito entre as duas nações. 3s386r
O Estadão Verifica checou e concluiu que: é falso. Trata-se de uma dublagem gerada com uso de inteligência artificial que modificou o discurso de Traoré na cúpula Rússia-África de 2023. Na fala original, o presidente africano não cita Lula ou o Brasil. O YouTube sinalizou que a publicação teve "o vídeo ou o áudio editados ou gerados digitalmente de forma significativa".
Saiba mais: O vídeo com o discurso falso de Ibrahim Traoré teve mais de 1,8 milhão de visualizações no YouTube. Apesar de ter sido sinalizado pela plataforma como "dublado por inteligência artificial", usuários nas redes sociais acreditaram que a fala era verdadeira.
No vídeo, Traoré parece acusar Lula de cometer crimes diplomáticos contra o continente africano e ameaçar o presidente brasileiro de uma guerra entre os países, mas isso não ocorreu. Por meio da ferramenta de busca reversa (saiba como fazer aqui), o Verifica localizou que as imagens são de um discurso do chefe africano na cúpula Rússia-África que ocorreu em julho de 2023.
Em seu pronunciamento oficial, o líder burquinense não menciona o presidente ou a política do Brasil. No evento entre Rússia e países da África, Traoré comentou sobre o estreitamento de laços com o governo russo e criticou chefes africanos que se aliam a "nações imperialistas" e que, segundo ele, "são fantoches". Veja o discurso completo abaixo.
Após a publicação da dublagem falsa do discurso de Traoré, as pesquisas com os termos "Ibrahim Traoré fala de Lula" tiveram um aumento repentino nas buscas do Google Trends. Uma reportagem da BBC News Africa noticiou que, desde o final de abril, centenas de vídeos gerados por inteligência artificial usam a imagem do líder africano na internet.
Como lidar com posts do tipo: No caso analisado, é importante ficar atento aos detalhes e legendas inseridas no vídeo, como a tarja de "dublagem por IA", no conteúdo. A etiqueta do YouTube indica que o vídeo não é verídico. É possível ainda buscar no Google se houve alguma publicação na imprensa profissional sobre o assunto da publicação. Também use a ferramenta de busca reversa para tentar localizar a origem das imagens e checar as alegações.
