O que se sabe sobre a morte de torcedores do Colo-Colo em jogo da Libertadores r4e22
Partida foi marcada por confusão dentro e fora do estádio; autoridades investigarão ação policial 53t66
A confusão antes da partida Colo-Colo x Fortaleza na Libertadores, em Santiago, resultou na morte de dois torcedores chilenos, gerando investigações e renúncia de autoridade. O jogo seguirá sob análise da Conmebol.
A partida entre Colo-Colo e Fortaleza, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, foi interrompida por uma confusão que terminou com a morte de dois torcedores do clube chileno, nos arredores do Estádio Monumental David Arellano, em Santiago, no Chile. 3vf73
Uma torcedora, de 18 anos, foi morta após ser atropelada por uma viatura, segundo testemunhas. Já um adolescente, de 13 anos, não resistiu após ser esmagado por uma cerca.
Desolados, familiares reclamam da ação policial, que será investigada pelas autoridades. As circunstâncias dos óbitos levaram à renúncia ao cargo da chefe da segurança nos estádios chilenos. A partida foi cancelada. Agora, a situação será levada para a unidade responsável da Conmebol, que tomará uma decisão quanto aos pontos do jogo e possíveis punições.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Quando aconteceu? 4n1x69
A confusão começou antes do início da partida, quando cerca de 100 torcedores sem ingressos tentaram entrar no estádio.
A polícia iniciou uma ação para conter a multidão e uma pessoa acabou esmagada e morta por uma cerca que caiu durante a confusão.
Quantas pessoas morreram? 202x6z
Duas pessoas morreram na confusão. Além da vítima esmagada pela cerca, uma outra jovem teria sido atropelada por uma viatura policial, afirmaram testemunhas.
As idades dos torcedores mortos são 13 e 18 anos, informou o jornal chileno La Tercera.
Quem são as vítimas? 7115b
No X (antigo Twitter), o Colo-Colo confirmou que as duas pessoas mortas na confusão são torcedores do clube chileno. As identidades deles ainda não foram reveladas oficialmente pelas autoridades.
No entanto, familiares da jovem de 18 anos relataram à imprensa local que ela teria ido ao estádio com dois amigos e que possuía ingresso para assistir à partida. Ainda não há informações sobre o adolescente de 13 anos que também morreu.
O que dizem as autoridades? v5z73
O Ministério Público do Chile investigará a ação policial e a denúncia de que uma viatura da corporação atropelou e matou a torcedora de 18 anos.
Por causa da repercussão do episódio, a chefe da segurança dos estádios do Chile renunciou ao cargo. "Dadas as circunstâncias em que os eventos ocorreram e a maneira como algumas decisões foram tomadas, a chefe do Safe Stadium, Pamela Venegas, apresentou recentemente sua renúncia, que foi imediatamente aceita", declarou o ministro da Segurança Pública Luis Cordero em uma coletiva de imprensa.
O que dizem os clubes? 4m486i
O Fortaleza informou que todos os atletas, diretores, comissão e staff estão bem e seguros após a invasão ao campo. O presidente do clube, Marcelo Paz, disse que as duas equipes não se sentiam seguras para retornar a partida. "No Chile, a polícia não pode entrar no estádio. Quem faz a segurança do estádio é uma segurança privada", explicou.
O Colo-Colo também lamentou o episódio e enviou condolências às famílias, amigos e entes queridos. "Em sinal de luto, anunciamos o cancelamento do Arengazo que estava programado para acontecer nesta sexta-feira, 11", completou.
O que disseram familiares? 2f5x28
A irmã de uma das vítimas, Bárbara Perez, falou à imprensa chilena após saber do óbito. "Agora querem dizer que por culpa deles que eles foram atropelados. O policial que estava dirigindo a viatura que a atropelou não estava mais aqui e fiquei sabendo da minha irmã pelo policial que a trouxe até a mim", desabafou.
"Não sei como vamos seguir com isso. Só peço que me ajudem judicialmente e nada mais", pediu ao relatar que a família está "desolada" e sua mãe, "destruída".
O que aconteceu com a partida? 2a4t3w
O episódio será avaliado pela Comissão Disciplinar da Conmebol. A partida, suspensa aos 24 minutos do segundo tempo, quando o placar estava 0 a 0, foi cancelada.
O regulamento da Libertadores estabelece que o Colo-Colo, por ser mandante da disputa, pode perder o jogo desta quinta e um placar de 3 a 0 seria determinado a favor do Fortaleza.