Apoio ao esporte usando o Imposto de Renda; entenda como 2v215q
Iniciativa já impactou mais de 600 jovens na prevenção ao uso de álcool e drogas. 1g3o3t
Estamos no período de declaração do Imposto de Renda — e o que muita gente não sabe é que é possível transformar parte desse valor em apoio direto a projetos esportivos e sociais. Isso é possível graças à Lei de Incentivo ao Esporte (nº 11.438/06), que permite a pessoas físicas e jurídicas contribuírem para iniciativas que promovem a inclusão e revelam talentos em todo o país. 53a4n
Em Contagem, na Grande BH, um dos grandes exemplos dessa iniciativa é o Contagem Towers. O time de basquete, bicampeão mineiro e terceiro colocado na Liga Ouro 2017, já mudou a vida de mais de 600 jovens, com foco na conscientização sobre os riscos do álcool e das drogas.
O projeto é liderado por Wanderson Trigueiro, ex-jogador profissional com agem por clubes como Minas Tênis Clube e Franca, além da seleção brasileira. Crianças de 7 a 12 anos participam das escolinhas, enquanto adolescentes de 13 a 17 fazem parte das equipes de base, que disputam torneios como o Campeonato Mineiro e ligas regionais. Hoje, o clube acolhe cerca de 150 jovens atletas.
"É um orgulho ver o Contagem Towers como referência na prevenção ao uso de drogas por meio do esporte. Começamos com a ideia de dar uma nova chance para os jovens da cidade e ver até onde chegamos nos motiva a continuar", conta Wanderson.
Para saber se o projeto que você quer apoiar está apto a receber recursos via Lei de Incentivo ao Esporte, é só consultar a lista no site do Governo Federal neste link. Depois disso, a doação ou patrocínio pode ser feito diretamente na conta do projeto, antes do fim do período fiscal. O recibo é emitido pela própria iniciativa, e o valor pode ser abatido do seu imposto no ano seguinte, respeitando os limites definidos por lei.
Doações não geram retorno financeiro nem contrapartidas e podem representar até 7% do imposto devido por pessoas físicas. Já o patrocínio, que só pode ser feito por empresas, permite investir até 2% do IRPJ em atletas, equipes ou eventos.
A cada ano, a Lei de Incentivo ao Esporte ganha mais força. Em 2024, a arrecadação ou da marca de R$ 1 bilhão — um novo recorde, que superou os R$ 985 milhões registrados em 2023.
"A Lei de Incentivo ao Esporte é uma grande oportunidade para as empresas apoiarem o desenvolvimento do esporte no Brasil, ajudando diretamente projetos que fazem a diferença e estimulando a prática esportiva no país", destaca Vanessa Pires, CEO da Brada, empresa especializada em conectar investidores a iniciativas de impacto social.