Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Imposto do Bem: veja como destinar parte do IR para projetos sociais 3t706w

Fim do prazo para envio da declaração é em 30 de maio 6j50z

22 mai 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
É possível destinar até 3% do Imposto de Renda diretamente na declaração ou até 6% em doações ao longo do ano para projetos sociais, como Pró-Saber SP e ASA, que beneficiam milhares de pessoas em São Paulo.
Instituição Pró-Saber, que atua na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo
Instituição Pró-Saber, que atua na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo
Foto: Nego Junior

Falta pouco mais de uma semana para o fim do prazo de envio do Imposto de Renda 2025, previsto para 30 de maio. Quem ainda não enviou a sua declaração pode optar por destinar até 3% do seu imposto devido para organizações sociais. 2o4v6g

A Receita Federal explica que a doação pode ser feita diretamente no momento da declaração do IR, limitada a 3% do valor do imposto devido. É possível que o contribuinte doe um valor ao fundo de sua preferência e lance essa doação como uma dedução em sua próxima declaração. Neste segundo caso, o contribuinte pode doar até 6% do imposto devido.

Veja opções de instituições atuantes em SP para doar seu imposto: 5x2h6u

Em São Paulo, a destinação social do imposto de renda garante recursos significativos para projetos de organizações sociais que beneficiam milhares de crianças e jovens anualmente, como é o caso do Pró-Saber SP, que atua na área da educação integral, estimulando a leitura e a brincadeira na comunidade de Paraisópolis.

“Empresas e cidadãos podem doar o imposto de renda. Para as empresas, é uma forma de reafirmar o compromisso e a agenda social; para as pessoas, é uma maneira cotidiana e simples de realizar solidariedade”, conta Maria Cecília Lins, fundadora da organização Pró-Saber SP.

Outra organização que recebe recursos do imposto de renda é a ASA. Com mais de 80 anos de atuação, a ASA oferece serviços de educação e assistência social para pessoas em situação de vulnerabilidade, em 13 unidades espalhadas de norte a sul da capital. Atualmente, atende mais de 2.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, por meio de quatro principais serviços conveniados com a prefeitura.

Como doar parte do Imposto de Renda diretamente na declaração? 5m3b3b

Para fazer a destinação social do imposto de renda para organizações, basta seguir o o a o:

  • o 1: Opte pela Declaração no Modelo Completo (único pré-requisito)
  • o 2: Preencha a declaração normalmente com todos os dados financeiros
  • o 3: Clique em “Doação Diretamente na Declaração”
  • o 4: Escolha a aba da atuação da organização que escolher.
  • o 5: Selecione o Fundo Estadual, em UF e município colocar o da organização escolhida.
  • o 6: O programa da Receita Federal irá calcular automaticamente o quanto você pode destinar no canto direito da tela (3% do imposto devido). Basta digitar esse valor para realizar a destinação.
  • o 7: Entre na opção imprimir e selecione DARF – Doações diretamente na Declaração ECA
  • o 8: Faça o pagamento da DARF e envie o comprovante de pagamento para o e-mail da organização escolhida. 

As instituições reforçam a necessidade de que o contribuinte envie o recibo de pagamento da DARF para a organização escolhida, para que a instituição possa pedir a destinação do valor junto ao conselho.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade