Datena vai reinar sozinho na RedeTV!, mas enfrentará desafios complexos para ser visto 1f1e3e
Apresentador, de 67 anos, virou notícia por se demitir do SBT para voltar ao canal onde teve a mais curta agem de sua carreira 5k565u
Nesta segunda-feira (5), José Luiz Datena deve se reunir com a cúpula da RedeTV!. Existe a expectativa de que assine contrato de longa duração. 2vc15
Ele teve uma agem de 49 dias entre maio e junho de 2002 no comando do ‘Repórter Cidadão’. Demitiu-se abruptamente para voltar à Record.
Atitude semelhante à de agora: desligou-se do SBT às vésperas de completar 5 meses na emissora. A família Abravanel foi surpreendida com sua decisão.
Na RedeTV!, Datena será o principal nome do jornalismo, sem concorrente interno. A possível chegada de Luiz Bacci ao SBT teria sido um dos motivos da saída do veterano.
Em televisão, a rivalidade entre colegas do mesmo canal é comum. Há disputas de ego para ver quem dá mais audiência, gera maior faturamento e concentra poder.
Na nova casa, Datena enfrentará alguns desafios. O primeiro é a audiência baixa. Poucas produções am de 0.5 ponto no Ibope na Grande São Paulo.
No dia 28 de abril, por exemplo, o principal telejornal, ‘RedeTV News’, teve 0.3 de média, atraindo apenas 0,5% dos aparelhos de TV ligados.
O único programa a se destacar no ranking é o ‘A Tarde é Sua’, de Sonia Abrão, com médias entre 1,0 e 2,0 pontos das 15h às 17h.
‘Colar’ Datena na sequência seria uma estratégia para elevar o índice herdado. Atualmente, a faixa está ocupada pela Igreja Universal do Reino de Deus.
Para ser competitivo a ponto de disputar posição no Ibope com suas antigas emissoras, Band e SBT, o apresentador terá de conseguir no mínimo 2.5 pontos de média, considerando a ideia de que ele terá um telejornal popular na faixa vespertina, sua marca registrada nas últimas três décadas.
Ele terá de lidar ainda com a disputa por entrevistados que preferem aparecer em canais com mais audiência e a pouca atenção que a grande imprensa dá à RedeTV! em razão de figurar no 5º ou 6º lugar no Ibope, distante da briga pelo Top 3 no ranking.
Por seu histórico, Datena não se deixará intimidar por nada disso.
