Médicos explicam câncer que acometeu atriz da novela 'Vale Tudo': 'Uma doença muito agressiva' 2d4c4g
Flávia Monteiro ou por uma cirurgia após descobrir um melanoma. 5j6s53
A atriz Flávia Monteiro, eternizada por papeis em novelas como "Vale Tudo" e "Chiquititas", ou por uma cirurgia após descobrir um melanoma, o tipo de câncer de pele mais agressivo e letal. A artista segue em acompanhamento médico e não precisou de quimioterapia. 4i68v
"O melanoma maligno avançado é uma doença muito agressiva, historicamente com prognóstico ruim, possuindo alto risco de metástase se não for identificado precocemente. Já os tumores de pele não melanoma, como o carcinoma epidermoide e o carcinoma basocelular, são os mais comuns", explica o Dr. Ramon Andrade de Mello, médico oncologista.
Segundo o médico, os cânceres de pele ocorrem devido à replicação desordenada das células da pele, o que leva à formação de um tumor maligno. No caso do melanoma, o diagnóstico precoce melhora as chances de sucesso do tratamento.
Entre os fatores de risco para o desenvolvimento de um câncer de pele, estão histórico familiar, alterações genéticas e fototipo de pele. No entanto, a exposição excessiva ao sol sem uso de protetores deve ser o principal sinal de atenção.
"A exposição solar desprotegida é realmente preponderante para o desenvolvimento do câncer de pele. Isso é especialmente preocupante no Brasil, onde a incidência de radiação solar é muito elevada", explica o oncologista.
É importante usar diariamente um protetor solar com, no mínimo, FPS 30 e reaplicá-lo de duas em duas horas em ambientes abertos e de quatro em quatro horas em ambientes fechados. Também é melhor evitar a expo...
Matérias relacionadas