Novo coronavírus transmissível a humanos é descoberto na China 112z73
Nova linhagem de HKU5 foi identificada em morcego em Hong Kong 6q3946
Cientistas chineses descobriram um novo tipo de coronavírus em morcegos que pode ser transmissível de animais a humanos, já que utiliza o mesmo receptor humano do vírus que causa a Covid-19. 35g1u
Segundo os pesquisadores, trata-se de uma nova linhagem do coronavírus HKU5 identificada pela primeira vez em um morcego em Hong Kong. O vírus integra o subgênero merbecovírus, o mesmo da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), sendo capaz de se ligar à enzima conversora de angiotensina humana, receptor usado pelo vírus Sars-CoV-2, da Covid-19, para infectar células.
"Relatamos a descoberta e isolamento de uma linhagem distinta (linhagem 2) de HKU5-CoV, que pode utilizar não apenas [a proteína] Ace2 de morcego, mas também a Ace2 humana e vários [genes] ortólogos de Ace2 de mamíferos", disseram os condutores do estudo em um artigo publicado na última terça-feira (18) na revista Cell.
Dessa forma, o merbecovírus de morcego pode ser transmitido a humanos de modo direto ou por meio de hospedeiros intermediários.
No entanto, os cientistas disseram que é preciso aumentar a monitorização do vírus, pois, ainda que se tenha verificado que a sua eficiência é "significativamente inferior" à da Covid-19 , o "risco de ocorrência de HKU5-CoV-2 em populações humanas não deve ser exagerado".
O estudo foi realizado em um laboratório na cidade de Guangzhou, na província de Guangdong, no sul da China, por cientistas da Academia de Ciências de Guangzhou, Universidade de Wuhan e Instituto de Virologia de Wuhan. .