Eventos gratuitos para curtir em São Paulo, em maio 45h60
Cinema, shows de rock e feira alemã são os destaques [...] 2q1n65
Depois de três feriados seguidos, dois no final de abril e outro logo no primeiro dia de maio, o bolso dos viajantes devem estar pedindo um descanso (e alguns eventos gratuitos). 3j4e5s
Na lista abaixo, o Viagem em Pauta dá dicas de eventos para quem gosta de cinema, no Reserva Cultural, shows de rock, numa das casas mais clássicas da avenida Paulista, e oficina de fotografia, no Centro Histórico da cidade.
E como saco vazio não para de pé, tem também evento alemão com gastronomia e atividades culturais da Alemanha, nas ruas do Brooklin.
Confira eventos gratuitos em São Paulo 26x4g
A plataforma Rock Exhibition promove sessões gratuitas de cinema, com 10 títulos clássicos e contemporâneos que tenham relação com a música, no Reserva Cultural. Já programação musical terá pocket shows na Casa das Rosas e nas estações do Metrô Paraíso e Tatuapé, aos finais de semana, com nomes atuais da geração do blues e do rock.
"Desde sua estreia, a Rock Exhibition convida o público a mergulhar no universo criativo da música, da moda e dos ícones da cultura pop mundial, por meio de exposições exclusivas - nacionais e internacionais - que combinam emoção, interatividade e informação", declara Pedro Bianco, presidente da Dançar Marketing.
Rock Exhibition no Reserva Cultural
QUANDO: 6 a 28 de maio (sessões às terças e quartas, às 18h e/ou 20h)
ONDE: Reserva Cultural (Avenida Paulista, 900, Bela Vista)
COMO: Retirada de ingressos na bilheteria do cinema por ordem de chegada com antecedência para a sessão
Veja títulos
"Verão" (2018, Rússia, 2h06)
exibição no dia 6/5 (terça), às 18h
Nesse filme de Kirill Serebrennikov, o rock underground chegava na Rússia Soviética, mais precisamente em Leningrado. Sob a influência de artistas internacionais, como Led Zeppelin e David Bowie, o jovem Viktor Tsoi ganhou fama internacional e tornou-se o primeiro grande representante russo do gênero, protagonizando polêmicas, como o triângulo amoroso que viveu junto com o seu mentor musical, Mike, e a esposa dele, Natasha.
"Aznavour por Charles" (2019, França, 1h23)
exibição no dia 7/5 (quarta), às 18h
Em 1948, Edith Piaf presenteou Charles Aznavour com uma câmera, um presente que ele nunca mais largou. Até 1982, Charles filmou horas de rolos que formavam seu diário. Aznavour filmou sua vida, e viveu enquanto filmava. Alguns meses antes que morrer, ele começou a desenrolar seus filmes com Marc di Domenico e então decidiu fazer um filme, seu filme.
"Mama Africa" (2011, Finlândia, França, Alemanha e África do Sul, 1h30)
exibição no dia 13/5 (terça), às 18h
Desde a década de 1960, a sul-africana Miriam Makeba, cantora de sucessos e ativista política, luta contra o regime de segregação racial na África do Sul e outras injustiças sociais.
"A Ópera de Paris" (2017, França, 1h50)
exibição no dia 14/5 (quarta), às 18h
A Ópera de Paris está sob nova direção e se prepara para levantar as cortinas com um novo espetáculo: "Moisés e Aarão" de Schönberg. Mas o anúncio de uma greve e a chegada de um touro como ator coadjuvante podem complicar as coisas.
"O Silêncio" (1998, Irã, Tajiquistão e França, 1h15)
exibição no dia 20/5 (terça), às 18h
Esse filme de Mohsen Makhmalbaf conta a história de Khorshid, um menino cego de dez anos que vive com sua mãe em um pequeno vilarejo no Tajiquistão. Todos os dias, Nadereh, a jovem protegida do luthier para quem ele trabalha como afinador, vai buscá-lo no ponto de ônibus para levá-lo ao ateliê. O longa foi vencedor de dois prêmios no Festival de Veneza, além de uma menção honrosa.
"Alabama Monroe" (2012, Bélgica e 1h51min)
exibição no dia 21/5 (quarta), às 18h
Elise e Didier se apaixonam à primeira vista, mesmo sendo pessoas muito diferentes. Ele é um músico romântico e ela a realista dona de um estúdio de tatuagem. Apesar das diferenças, o relacionamento dá certo e eles têm uma filha, Maybelle. Aos seis anos a menina fica gravemente doente e a família se desestabiliza.
"Dying: A Última Sinfonia" (2024, Alemanha, 3h01)
exibição no dia 21/5 (quarta), às 20h
Lissy cuida silenciosamente de seu marido doente, Gerd, enquanto enfrenta sua própria doença terminal. Seu filho, Tom, é maestro e lida com a criação de uma composição sobre a morte e as responsabilidades de ser pai. Sua irmã, Ellen, se envolve com um homem casado, compartilhando o vício pelo álcool. Quando a morte chega, a família se reúne, confrontando o ado e o presente.
"Cléo das 7 às 5" (1962, França, 1h30)
exibição no dia 27/5 (terça), às 18h
Neste longa de Agnès Varda, pioneira da Nouvelle Vague e ícone feminista, a cantora pop Cléo está preocupada enquanto aguarda os resultados de sua biópsia. Durante uma hora e meia, caminhando pelas ruas de Paris e conversando em cafés, Cléo lida com seu egoísmo, tentando encontrar paz antes que os resultados cheguem. Nesse meio tempo, ela cruza com Antoine, um jovem militar prestes a partir.
"A Sonata de Tóquio" (2008, Japão, 1h59)
exibição no dia 28/5 (quarta), às 18h
Aparentemente, esta é uma típica família japonesa. Mas quando Kenji decide deixar de pagar por sua alimentação escolar para frequentar um curso de piano às escondidas, o colapso da família vem à tona.
"A Esposa de Tchaikovsky" (2022, Rússia, França e Suíça 2h23min)
exibição no dia 28/5 (quarta), às 20h
Antonina Miliukova é uma jovem aristocrata bonita e brilhante, cuja obsessão é se casar com Pyotr Tchaikovsky. Porém, a única razão pela qual o compositor finalmente aceitará essa união, é para acabar com os rumores sobre ele.
Pocket shows - Best of blues and Rock
QUANDO: até 25 de maio
ONDE: Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 - Bela Vista (próximo ao metrô Brigadeiro)
COMO: Não há necessidade de retirada de ingressos. É só chegar e entrar.
The Seventh Sons (Tributo ao Iron Maiden)
O projeto é uma homenagem sonora ao Iron Maiden, evocando elementos visuais que remetem à banda em suas diferentes fases. O tributo é formado por: Matheus Miranda e Jorge Rossetto (guitarras); Alberto Galrão (bateria); Alexandre Machado (baixo) e Adriel Linhares (vocal).
Os shows na Casa das Rosas acontece nos seguintes dias: 10/5 (sábado), às 15h; 24/5 (sábado), às 15h; e 25/5 (domingo), às 15h.
MALVADA
Essa banda de rock composta exclusivamente por mulheres, com um estilo de rock cheio de personalidade. Com previsão de lançar seu segundo álbum ainda em 2025, a Malvada é formada por: Indira Castilho (voz); Bruna Tsuruda (guitarra); Rafaela Reoli (baixo) e Juliana Salgado (bateria).
A banda se apresenta na Casa das Rosas, nos dias 10/5 (sábado), às 16h30; 11/5 (domingo), às 16h30; 17/5 (sábado), às 15h.
Hurricanes
Com seu segundo álbum "Back to the Basement" lançado ainda no ano de 2024, a Hurricanes vem se consolidando como uma das principais novas referências no cenário do Blues e Rock brasileiro. A banda foi fundada pelo guitarrista Leo Mayer e pelo vocalista Rodrigo Cezimbra, em 2016, no sul do Brasil.
Os pocket shows gratuitos com a Hurricanes na Casa das Rosas acontecem em 11/5( domingo), às 15h; 17/5 (sábado), às 16h30; e 18/5 (domingo), às 16h30.
Gaita Groove
A banda apresenta um repertório de música soul, com arranjos autorais, jazzísticos e cheios de groove. Grandes sucessos são revisitados com muito improviso, criatividade e swing, sem fazer distinção entre a música instrumental ou cantada.
O quarteto se apresenta na Casa das Rosas, nos dias 16/5 (sexta), às 15h; 24/5 (sábado), às 16h30.0
Pedro Pastoriz
Cantor, compositor e instrumentista, esse gaúcho tem 20 anos de estrada entre o folk, o rock e a música brasileira. Fundador e ex-integrante da banda Mustache e os Apaches, com quem percorreu palcos no Brasil e na Europa.
Os pocket shows na Casa das Rosas acontecem nos dias 16/5 (sexta), às 19h; 18/5 (domingo), às 15h; e 25/5 (domingo), às 16h30
O projeto terá também duas apresentações em estações do Metrô: Gaita Groove (29/5, quinta, às 16h, na Estação Tatuapé) e Pedro Pastoriz (30/5, sexta, às 16h, na Estação Paraíso).
Oficina de Fotografia: As linhas na cidade
Em parceria com o Metrô de São Paulo, o MUB3 - Museu da bolsa do Brasil promove a oficina de fotografia "As linhas na cidade", comandada por Nátalia Tonda.
Essa fotógrafa, arte-educadora e produtora cultural partirá da observação e análise das obras de Maurício Nogueira Lima e Odilea Toscano, cujas criações artísticas integram o acervo do Metrô e estão em exibição na Estação São Bento.
A proposta é refletir sobre os contornos geométricos e as influências do Construtivismo e do Concretismo na paisagem da cidade, incentivando o olhar atento para as linhas que compõem o espaço urbano.
QUANDO: 10 de maio (sábado), às 14h.
ONDE: Rua XV de Novembro, 275 - Centro Histórico de São Paulo (próximo à Estação São Bento do Metrô)
COMO: Inscrições no link (vagas limitadas) - ível em Libras
24ª edição da Maifest 2025
Celebrando os 150 anos do escritor Thomas Mann, cuja mãe Júlia da Silva Bruhns era brasileira de
Paraty, no Rio de Janeiro, essa tradicional festa de rua terá mais de 260 barracas com gastronomia, artesanato, música, dança, literatura, exposições e brincadeiras infantis.
Entre as opções gastronômicas, o evento terá pratos alemães, como salsichões, joelho de porco (Eisbein), além de comidas do Brasil, Peru, Espanha, Polônia, Portugal e países árabes.
Como uma boa festa alemã, não poderia faltar cerveja, ao longo das quatro ruas do Brooklin, além de shows, apresentações itinerantes, danças, tendas de artesanatos e exposições em comemoração a Thomas Mann, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1929, e o seu livro "A Montanha Mágica", mann2025.de.
que acontece gratuitamente nas ruas do Brooklin, nos dias 17 e 18 de maio.