Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Teste para autismo adulto funciona? Especialista responde 3i5o2m

Diagnóstico tardio do autismo, especialmente em adultos, é uma realidade que merece atenção 956h

2 abr 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Teste para autismo é feito em uma avaliação neuropsicológica
Teste para autismo é feito em uma avaliação neuropsicológica
Foto: Freepik

No dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Autismo, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão das pessoas autistas.   a6143

O diagnóstico tardio do autismo, especialmente em adultos, é uma realidade que merece atenção. Por muito tempo, o autismo foi considerado um transtorno infantil, o que levou a um sub diagnóstico significativo em adultos. Essa falta de reconhecimento pode ter um impacto profundo na vida de uma pessoa, afetando sua saúde mental, relacionamentos e oportunidades de emprego.

Teste para autismo em adulto funciona? 2s125v

O teste para autismo é feito em uma avaliação neuropsicológica que é uma um conjunto de testes e protocolos e entrevistas estruturadas. "Fazemos uma série de perguntas sobre a história de vida da pessoa, ela vai fazer alguns testes dentro desse protocolo neuropsicológico que vai dar e encaminhar dali os traços do autismo após essa avaliação. O paciente a depois por psiquiatra ou um neurologista para poder fechar o diagnóstico", explica Tatiana Serra, neuropsicóloga pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

A especialista explica que a avaliação neuropsicológica pode ser feita online, mas tem que ser feita por um profissional capacitado. "Normalmente são psicólogos que fazem essa avaliação e pode ser online, mas não é um teste que você entra e responde sozinho, precisa do profissional para fazer toda essa avaliação junto com o paciente", complementa.

Problemas do diagnóstico tardio 2g4q5k

A profissional diz que, quando não diagnosticado corretamente, é possível ficar uma vida inteira com muitas consequências.

"Às vezes tem outras comorbidades como depressão, ansiedade e às vezes a pessoa fica tratando só isso e fica sempre recorrente indo e vindo porque, na verdade, a base não é a ansiedade ou a depressão, às vezes a base é o autismo e precisa de ajustes na rotina, no dia a dia para poder ter uma vida mais equilibrada e mais saudável".

Se a pessoa não tem o diagnóstico, às vezes ela vive uma vida muito conturbada ou com peso que não seria necessário se ela soubesse o que acontece com ela.

Causas e desafios do diagnóstico tardio: 5v5eu

Falta de conhecimento: O desconhecimento sobre o autismo em adultos, tanto por profissionais de saúde quanto pela sociedade em geral, é uma das principais causas do diagnóstico tardio.

Apresentação atípica: O autismo pode se manifestar de maneiras diferentes em adultos, o que dificulta o reconhecimento dos sintomas.

Comorbidades: Muitas vezes, os sintomas do autismo são confundidos com outros transtornos mentais, como ansiedade ou depressão.

Mascaramento: Alguns adultos autistas desenvolvem estratégias de "mascaramento" para se adaptar às normas sociais, o que pode ocultar os sintomas do autismo.

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade