Sucesso entre crianças, 'arma de gel' já deixou mais de 50 feridos e traz riscos à saúde 6c2w3e
Brinquedo que se popularizou no país pode causar problemas permanentes nos olhos e na visão; médico alerta sobre o risco até de cegueira. 3m2437
Após se tornarem populares em todo o país, as armas que disparam "balas de gel" estão gerando preocupação entre autoridades, pais e especialistas. O brinquedo, que atira pequenas bolinhas de gel, já foi proibido nas cidades de Olinda e Paulista, no Grande Recife, onde deixou mais de 50 pessoas feridas, de acordo com a Fundação Altino Ventura (FAV). 4i2rx
Na internet, o brinquedo - desejo de muitas crianças para o Natal - é comercializado em diversas versões, com capacidades de armazenamento de bolas de gel que variam. O preço pode chegar até R$ 400, e as bolinhas também são vendidas separadamente, com valor de até R$ 30.
Bolinhas podem cegar 4kk3r
A brincadeira, que parece inofensiva, pode ser prejudicial aos olhos e causar ferimentos que prejudiquem a visão. Em entrevista ao Terra Você, o médico oftalmologista, Tiago César Pereira Ferreira, conta que o impacto direto no olho pode resultar em:
- Abrasões na córnea;
- Uveítes (inflamações intraoculares);
- Sangramentos;
- Hemorragia vítrea;
- Descolamento de retina, com potencial risco de perda visual permanente.
“O risco é agravado pela ausência de proteção adequada, como óculos de segurança, durante o uso dessas armas, o que torna o olho vulnerável ao impacto direto”, explica o especialista.