Sarampo virou motivo de preocupação em show da Shakira; vírus está erradicado no Brasil? 52175x
Conheça os sintomas e saiba como prevenir a doença, que é altamente contagiosa 13v5o
Na quarta-feira, 21, as autoridades de saúde de Nova Jersey emitiram um alerta para fãs que assistiram ao show da cantora Shakira na semana ada, no estádio MetLife. De acordo com o Departamento de Saúde (NJDOH), uma pessoa com sarampo esteve no evento e pode ter infectado outras pessoas. 694t1
Ainda segundo o departamento, esta pessoa que estava com o vírus é morador de outro estado e participou do show enquanto ainda estava no período de transmissão da doença, provocada por um vírus altamente transmissível, que está presente somente nos seres humanos.
O alerta gera preocupação mundial e dúvida: o sarampo está erradicado no Brasil? A doença pode se espalhar rapidamente?
"A recirculação do vídeo de sarampo é sempre uma preocupação. O Brasil tinha o selo de país livre de sarampo até 2016. Esse selo foi retirado porque nós tivemos muitos casos e isso se deveu à queda da proteção vacinal e também a recebimento de muitos imigrantes onde não se tinha a vacinação de rotina", explica a Dra. Melissa Valentini, infectologista do Lab to Lab Pardini.
Em 2024, a organização pan-americana de saúde AOPAS recertificou o Brasil como país livre de sarampo, mas ainda ocorrem alguns casos esporádicos em que não se consegue avaliar o vínculo epidemiológico, ou seja, de onde as pessoas pegaram.
"A grande maioria são pessoas que se contaminavam fora do Brasil. Existem locais em que o sarampo ainda circula pela baixa proteção vacinal, então o risco hoje no Brasil é baixo, mas a gente tem que reforçar que a gente precisa manter uma cobertura vacinal muito alta para que a gente não volte a ter casos de sarampo, essa doença grave que pode levar a morte, especialmente de crianças pequenas", completa.
Como se pega o sarampo? 205267
A transmissão do vírus do sarampo corre de pessoa para pessoa, é uma doença que somente os seres humanos são infectados. "E ela acontece por via aérea, então as pessoas infectadas, ao falar, tossir, espirrar ou respirar, liberam essas partículas no ar que entram na outra pessoa através das vias respiratórias. É uma das doenças mais contagiosas que nós temos nos seres humanos", diz a médica.
Os principais sintomas da doença são:
- Febre
- Mal-estar geral,
- Manchas pelo corpo
- Conjuntivite
"Só que ele pode levar a uma deficiência da imunidade, uma baixa de imunidade após o episódio de sarampo, e que leva a infecções subsequentes após o quadro de sarampo, e isso aumenta muito a mortalidade e a gravidade da doença", conta a especialista.
Entre o grupo de risco estão: crianças pequenas, especialmente as que ainda não foram vacinadas e pessoas com deficiência de imunidade. "São a população que pode ter uma forma mais grave de sarampo, tanto relacionada ao vírus como as infecções que podem vir após o sarampo".
Vacina faz parte do calendário 3xr5d
A vacina de sarampo faz parte do calendário vacinal brasileiro e, aos 12 meses de idade ela é istrada em postos da rede pública através da tríplice viral que inclui sarampo, caxumba e rubéola e a segunda dose com 15 meses de idade com a vacina tetraviral que inclui as três doenças mais a varicela.
"Todas as pessoas entre 1 e 29 anos devem ter pelo menos duas doses de vacina de sarampo na vida e se a gente tem dúvida, é importante vacinar e, às vezes, em determinadas épocas de surto eles recomendam uma nova dose. A vacina de sarampo é com o vírus vivo atenuado", conclui.