O que causou uma mancha no rosto de papa Francisco? Neurologista avalia 204op
Médico não descarta que religioso tenha sofrido uma queda e ainda aponta mais causas para a mancha 4k5g33
As imagens do velório do papa Francisco, no Vaticano, chamam a atenção de milhares de pessoas para uma mancha no rosto, na altura do olho esquerdo do pontífice. Teria relação com a causa da morte divulgada, na última segunda-feira, 21, que foi um AVC e colapso cardíaco irreversível? 3a4e
Segundo Dr. João Brainer C. de Andrade, do Departamento Científico de Doenças Cerebrovasculares, Neurologia Intervencionista e Terapia Intensiva em Neurologia, da Academia Brasileira de Neurologia, existem algumas hipóteses para isso e ele não descarta que tenha sido ocasionada por uma queda, embora o Vaticano não citasse isso.
"Essa mancha pode ter várias etiologias, desde um hematoma causado por uma contusão, ou seja, ele ter batido a cabeça, uma queda ou algo parecido ou uma mancha relacionada ao processo de morte. Quando o paciente falece, o sangue vai para áreas mais baixas do corpo e ele pode formar manchas arroxeadas na parte detrás da face e do pescoço", explica.
Essas manchas por decantação são chamadas de hipóstase cadavérica ou livor mortis. "A igreja não noticiou que ele teve qualquer tipo de queda, na verdade, ele teve uma comunicação breve, acenou para o enfermeiro, foi o que eles declararam, e logo seguida ele evoluiu para uma parada cardiorrespiratório. O AVC, ele tem uma taxa de mortalidade no período hiperagudo, que são as poucas horas após o AVC, baixa, não é comum o paciente morrer logo em seguida tem o AVC", diz o especialista.
Segundo o médico, o que pode ter acontecido é que o papa tenha tido uma lesão extensa, muito rápida, e geralmente isso ocorre principalmente em AVCs hemorrágicos, em que há uma lesão com muito sangue e, em pouco tempo, o paciente pode ter um rebaixamento de consciência.
"Piora o padrão respiratório e tem um choque cardiogênico, ou ele para porque a respiração ficou muito ruim, ou então ele tem um choque cardiogênico mediado pelo próprio cérebro. Tem um sofrimento muito intenso, no caso de um AVC extenso, seja isquêmico ou hemorrágico, ele pode evoluir com o comprometimento do coração, que é uma síndrome que a gente chama de síndrome Takotsubo, ou síndrome do coração quebrado", explica.
Ela acontece nas doenças neurológicas agudas, como essa súbita, que o Papa Francisco provavelmente teve, que compromete diretamente o coração. "É como se o cérebro mandasse comandos para o coração, que fazem o coração bater de uma forma adequada e eventualmente até parar. Então esse é um dos principais mecanismos de morte imediata quando o paciente tem um AVC", completa.
Como o Vaticano não divulgou nenhuma informação sobre algum tombo sofrido por Francisco e, muito pelo contrário, dizer que ele não teve sofrimento, que foi uma morte bastante rápida e branda, o mais provável da mancha seja a livor mortis.
"Acredito que seja o mais provável. Em relação a ser AVC isquêmico e hemorrágico, a gente não tem essa definição, o mais comum é ser isquêmico, mas o que causa mais mortalidade em pouco tempo logo que se instala, é o AVC hemorrágico. Então, é o provável, considerando essa evolução muito rápida", analisa o médico.