Gatos podem dar voltinhas? 7 motivos para não deixar seu pet sair na rua 56f6i
Os gatos são conhecidos pela natureza independente e exploradora, mas isso não quer dizer que podem sair de casa. Veja os principais riscos! 4c6e5y
Se você já viu seu gatinho parado na janela, encarando o mundo lá fora com aquele olhar curioso, é normal pensar: "será que ele não gostaria de dar um eio?". Mas antes de abrir a porta e deixar seu felino explorar a vizinhança, é melhor entender por que deixar o gato ear pode não ser uma boa ideia. 625r45
O conceito de que gatos são independentes e podem viver soltos nas ruas ainda é muito presente, mas a realidade é que o ambiente externo oferece diversos perigos que colocam a saúde e a vida dos gatos em risco.
Diferente dos cães, que podem ser treinados para eios com guia e geralmente respondem melhor aos comandos, os felinos têm comportamentos mais imprevisíveis e se assustam com facilidade. Além disso, eles são muito mais vulneráveis quando expostos a situações desconhecidas, o que torna a rua um ambiente perigoso — especialmente para aqueles que nunca tiveram o hábito de sair.
Afinal, os gatos podem dar voltinhas por aí? Aqui vão 7 motivos bem convincentes para manter seu pet longe do ambiente externo!
1) O gato sofre risco de atropelamentos
Gatos não têm noção de trânsito. Ruas movimentadas representam um grande perigo, e os acidentes envolvendo atropelamento são comuns entre gatos que andam soltos.
2) Exposição a doenças como FIV e FeLV
Na rua, o gato pode entrar em contato com animais infectados e contrair doenças graves, como FIV (vírus da imunodeficiência felina) e FeLV (leucemia felina),…