Digitalização na infância: impacto da tecnologia na vida das crianças 1q1x50
A tecnologia é uma vilã ou é hora de repensar o nosso comportamento? 5p64q
Basta ir a um restaurante ou dar uma volta no shopping para ver uma grande quantidade de crianças distraídas ou concentradas na tela do celular. Muitas delas, por mais novas que sejam, já têm o seu próprio smartphone. Essa mudança de comportamento é reflexo da presença constante da tecnologia na nossa vida, fruto da inovação e da evolução da sociedade, cada vez mais conectada. Mas será que isso faz bem para o desenvolvimento delas">Segundo a pesquisa “Crianças e adolescentes com smartphones no Brasil”, publicada pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box, 26% das crianças com idade entre 4 e 6 anos possuem smartphone próprio. Se baixarmos um pouco a idade, veremos que 7% das crianças entre 0 e 3 anos já possuem seu próprio celular. 1m6h19
Eu sou do tempo do pager (ou bip, como a gente costumava falar) e depois do celular “tela verde” em que a principal funcionalidade do aparelho era fazer ligações. Inclusive, esse gosto pela tecnologia sempre me proporcionou momentos muito bons com os meus filhos, quando, por exemplo, tiro algumas coisas do armário e mostro para eles os itens que eram do meu tempo.
Por que as crianças têm celular cada vez mais cedo? 2n6430
Quando li o estudo, tentei entender o motivo que leva as pessoas a darem de presente um celular para uma criança pequena. Então, descobri que, ao serem perguntados “por que a criança tem um smartphone">(*) Cristovão Wanderley é sócio-diretor da Stratlab, especialista em tecnologia e dados e participante do programa LinkedIn Creators.