Diga adeus à dor muscular: alimentos que aceleram a recuperação e diminuem as lesões musculares 2f1h20
A alimentação é essencial tanto para um bom desempenho durante o treino quanto para a recuperação após exercícios intensos. 3oe1f
A dor, cientificamente conhecida como dor muscular tardia (DMT), é uma resposta natural a um esforço físico intenso ou incomum. Embora geralmente cause desconforto, existem estratégias nutricionais para reduzi-la e acelerar a recuperação muscular. 4t1325
Uma revisão científica recente destaca o papel benéfico dos polifenóis — compostos bioativos encontrados em alimentos como frutas, vegetais, chocolate amargo e chá — que podem ajudar você a se recuperar mais rapidamente e com menos dor após o treino.
Leia mais: Quanto tempo demora para a musculação fazer efeito se você começar a treinar hoje?
O que causa a dor muscular tardia? 2vt30
De acordo com a educadora física Aline Chrispan, em um artigo escrito para o MinhaVida, a dor muscular tardia pode ter duas origens principais: desgaste metabólico, como ocorre após corridas longas, ou desgaste mecânico, como o provocado por treinos de musculação. "Nesse caso, a dor geralmente é causada por pequenas lesões musculares, associadas principalmente à fase excêntrica do movimento", explica.
A fase excêntrica acontece quando o músculo é alongado durante a contração — por exemplo, ao realizar uma rosca direta para fortalecer o bíceps. "A fase concêntrica é quando a mão vai em direção ao ombro, encurtando o músculo. Já a fase excêntrica é quando você estende o braço novamente, alongando o músculo sob tensão", detalha a especialista.
...
Veja também
A verdade sobre massa muscular que você pode ganhar na academia todo mês
Esse alimento que você tem na cozinha pode encurtar sua expectativa de vida, segundo a ciência