Confira sete dicas para manter a pele hidratada durante o clima seco 1c2h5h
Para a esteticista Clara Andrade Rosa, os cuidados começam de dentro para fora, a partir da ingestão de líquidos e de alimentos ricos em água 2w4n33
A limpeza facial excessiva, o envelhecimento celular, a predisposição genética e a exposição solar são alguns dos fatores responsáveis por ressecar a pele. Especialistas, no entanto, também citam o clima seco, que está muito presente durante o outono e o inverno, como o principal agravante. 1z4g6l
"Com o ar mais rico em partículas sólidas de poeira, a umidade relativa diminui e menos moléculas de água ficam disponíveis no ambiente. Essa menor quantidade do líquido aumenta a perda de água transepidermal por osmose, ou seja, a saída de moléculas de água de um ambiente mais concentrado — nossa pele — para um ambiente menos concentrado — o ar", explicou a mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo, Cynthia Nara, à CNN.
Como manter a pele hidratada? 6t4r6c
De acordo com os profissionais, o ressecamento deixa o órgão mais sensível, além de aumentar o risco de dermatites e inflamações. Entretanto, eles ressaltam que há uma série de práticas que contribuem para a saúde da pele não apenas durante o tempo seco, mas ao longo de todo o ano.
Para a esteticista Clara Andrade Rosa, a hidratação começa de dentro para fora. Por isso, a especialista recomenda focar na ingestão de água, tomando ao menos dois litros por dia. Além disso, ela indica complementar com chás e sucos naturais, já que as mudanças climáticas fazem com que o corpo perca umidade mais rapidamente.
Já focando na parte externa e na rotina de skincare, Rosa sugere investir em séruns. "Aqueles com vitamina C ou E podem fazer maravilhas na retenção de água e na revitalização da pele", detalha. Logo após esse produto, é importante ar um hidratante. Segundo a profissional, os mais indicados são os produtos à base de ácido hialurônico, glicerina e ceramidas.
"Uma boa dica é a aplicação do cosmético logo após o banho, quando os poros estão mais abertos e a absorção é maximizada", afirma.
Ademais, outro item que você deve ter sempre a disposição é o protetor solar, principalmente os que também umidificam. "Mesmo durante os períodos menos enrolados, os raios UV podem danificar o órgão e comprometer sua capacidade de reter umidade", aponta.
Mudança de hábitos 3e34c
Para além dos produtos, a esteticista alerta sobre hábitos que parecem inofensivos, mas podem ser prejudiciais, como os banhos quentes. "Ao invés das temperaturas altas, opte por duchas mornos e de menor tempo debaixo do chuveiro. A água aquecida remove os óleos naturais da pele, que são essenciais para manter a hidratação", esclarece.
A fim de melhorar a qualidade do ar em casa e beneficiar o órgão, Rosa aconselha ter um umidificador. "Manter a umidade ajuda a prevenir o ressecamento, especialmente durante a noite. Uma sugestão é posicionar o aparelho no quarto para garantir que você se beneficie enquanto dorme."
Ademais, ela pede atenção para a importância da dieta. De acordo com a profissional, em meio ao clima seco, é necessário consumir alimentos ricos em água, como pepino, melancia e laranja. "Essas comidas ajudam a manter a pele hidratada e fornecem vitaminas essenciais para a saúde cutânea", conclui.