Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como criar o ambiente certo para aprender inglês? 4x3g2n

A imersão em casa, que permite usar todos os sentidos, ativa mais partes do cérebro que estão envolvidas na retenção do aprendizado do inglês Aprender inglês pode ser uma jornada desafiadora, mas com as ferramentas e ambiente certos, é possível acelerar o processo e tornar a experiência mais atrativa. A imersão é, por exemplo, um […] 256b3v

28 abr 2025 - 21h57
Compartilhar
Exibir comentários

A imersão em casa, que permite usar todos os sentidos, ativa mais partes do cérebro que estão envolvidas na retenção do aprendizado do inglês 431e28

O estudo do inglês em casa pode ficar mais fácil e divertido se utilizar todos os sentidos
O estudo do inglês em casa pode ficar mais fácil e divertido se utilizar todos os sentidos
Foto: Alto Astral

Aprender inglês pode ser uma jornada desafiadora, mas com as ferramentas e ambiente certos, é possível acelerar o processo e tornar a experiência mais atrativa. A imersão é, por exemplo, um dos métodos para o aprendizado de um novo idioma, e, felizmente, não é necessário sair de casa para experimentá-la.

Estude inglês em casa! 3q4x5j

Ao criar um ambiente imersivo, o indivíduo se expõe constantemente ao idioma, o que inegavelmente favorece a retenção e fluência. Segundo um estudo realizado pela Escola de Medicina de Harvard, quanto mais sentidos forem usados com o intuito de aprender algo, mais partes do cérebro estarão envolvidas na retenção da memória.

No aspecto auditivo, experimente ouvir músicas, audiobooks ou conversar com nativos. Já no visual, assista a filmes, leia livros e crie flashcards com imagens que ajudem a associar palavras; no tato, escrever manualmente o conteúdo, reforçando a memorização; no paladar, cozinhar uma receita em inglês, estimulando a aplicação prática do vocabulário; e no olfato, associar cheiros a palavras e descrevê-los no idioma, criando uma experiência sensorial completa.

"Personalizar o espaço de estudo e otimizar as condições ao seu redor, certamente são maneiras de manter a motivação e a concentração" afirma Sérgio Sant'anna, COO de franquias da Wise Up. Isso inclui desde a escolha do local até a criação de uma atmosfera que inspire e favoreça a aprendizagem.

Acompanhe a seguir algumas dicas do especialista para tornar o momento de estudo mais eficiente:

Crie um espaço dedicado ao estudo 2g6h13

Escolher um local tranquilo e sem distrações é fundamental para manter o foco nos estudos. Organize sua área de aprendizado com materiais essenciais, como livros, dicionários e cadernos. Para tornar o ambiente mais inspirador, adicione elementos motivadores, como pôsteres, mapas de países que deseja visitar e frases que gostaria de aprender. Essa personalização do espaço ajuda a manter o interesse e cria uma atmosfera que favorece o aprendizado constante.

Faça da tecnologia uma aliada 636q2z

Ajuste as configurações dos seus aparelhos, tais como celular, computador, Smart TV, assistente virtual como Alexa ou Google Home, para o idioma inglês. Além disso, busque seguir perfis e canais de conteúdo que compartilhem materiais educativos e entretenimento no idioma. Ademais, plataformas de vídeo e áudio são excelentes ferramentas para te manter em contato constante com o inglês. "Quanto mais você se exp ao idioma digitalmente, mais natural ele se tornará no seu cotidiano", destaca Sant'anna.

Prática constante 16584i

Estabeleça uma rotina de estudos com horários fixos, incorporando atividades que desenvolvam leitura, escrita, audição e conversação. Para treinar a escrita, participe de grupos com nativos e fluentes em inglês. Já para a fala, uma técnica recomendada é a shadowing, que propõe imitar trechos de podcasts ou filmes. Também é válido gravar áudios para aprimorar a pronúncia.

Para memorizar vocabulário, use o Sistema de Repetição Espacial (SRS) e aprenda palavras em contexto, em frases completas. Revise regularmente, repetindo as palavras de 10 a 15 vezes.

Adapte o ambiente à sua aprendizagem 4f6612

Transforme o ambiente doméstico em um cenário de imersão. Uma maneira eficaz é etiquetar os objetos da casa com seus nomes em inglês. Além disso, aproveite as tarefas cotidianas para escutar músicas ou podcasts, e, ao assistir a filmes e séries no idioma, use legendas em inglês para associar a fala à escrita.

A leitura é uma grande aliada. Comece com títulos mais íveis, como Harry Potter ou O Pequeno Príncipe, que têm uma linguagem simples e envolvente. Para facilitar a compreensão, use um aplicativo de leitura, como o Kindle, que permite ar um dicionário instantaneamente. Para aprimorar o vocabulário, leia notícias em sites como BBC Learning English ou News in Levels, que oferecem conteúdos adaptados para diferentes níveis de aprendizado.

"A prática diária e a motivação contínua são chaves para o desenvolvimento. Com empenho e os recursos certos, dominar o inglês abrirá portas para novas oportunidades e experiências culturais", afirma Sant'anna.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade