Putin anuncia trégua de Páscoa na Ucrânia 2r2w52
Atividades militares ficarão paralisadas até as 18h (horário do Brasil) do domingo, 20 a73p
Putin anunciou uma trégua de Páscoa na guerra contra a Ucrânia, com cessação das ações militares entre sábado e domingo, por razões humanitárias.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou uma "trégua de Páscoa" na guerra contra a Ucrânia, em meio aos entraves nas negociações com os Estados Unidos para colocar fim a um conflito que já dura mais de três anos. 2x2k5a
"A partir das 18h00 [meio-dia em Brasília] de hoje até a meia-noite de domingo [18h em Brasília], o lado russo anuncia uma trégua de Páscoa", disse o líder do Kremlin em uma conversa televisionada com o chefe do Estado-Maior, Valery Gerasimov.
"Ordeno a cessação de todas as ações militares para esse período", acrescentou Putin, que citou "considerações humanitárias" para justificar o breve cessar-fogo.
Em 2025, a Páscoa católica e a ortodoxa - vertente majoritária na Rússia e na Ucrânia - caem na mesma data, um fato raro desde o Grande Cisma que dividiu o cristianismo em 1054.
Horas antes do anúncio da trégua, a Aeronáutica Militar ucraniana afirmou que Rússia atacou o país com oito mísseis e 87 drones na última madrugada, mirando as províncias de Odessa, Kharkiv, Sumy, Donetsk e Zaporizhzhia.
"Brincando com vidas" 304e2o
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ironizou a trégua de Páscoa anunciada por Putin em meio a um ataque com drones lançado por Moscou contra o país vizinho.
"Quanto à enésima tentativa de Putin de brincar com as vidas humanas, neste momento os alarmes antiaéreos estão acionados em toda a Ucrânia", escreveu o líder ucraniano no X.
"Às 17h15 [11h15 em Brasília, 45 minutos antes do início do cessar-fogo], drones de ataque russos foram detectados em nossos céus. A defesa aérea e a aviação ucraniana já começaram a trabalhar para nos proteger", acrescentou Zelensky.
Segundo o presidente, os "drones Shahed", de fabricação iraniana, mostram a "verdadeira postura de Putin em relação à Páscoa e à vida humana". Barulhos de explosões foram ouvidos inclusive na capital Kiev, onde as forças antiaéreas interceptaram drones lançados pela Rússia.