Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Líderes mundiais lamentam morte de Mujica: 'Sentiremos sua falta' 293t6p

Ex-presidente do Uruguai morreu nesta terça-feira, 13, aos 89 anos 1x3cw

13 mai 2025 - 16h37
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos:

Políticos de todo o mundo lamentaram a morte de José "Pepe" Mujica nesta terça-feira, 13, aos 89 anos, vítima de câncer no esôfago. O presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, foi um dos primeiros a prestar homenagem ao amigo. 5u910

"É com profundo pesar que comunico o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido amigo. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo", escreveu em seu perfil no X.

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que os "ensinamentos" de Mujica permanecerão por todo o sempre. "Estamos profundamente tristes com o falecimento do meu irmão Pepe Mujica. Lembro-me sempre dos seus conselhos cheios de experiência e sabedoria. Ele era um fervoroso defensor da integração e da Grande Pátria. Seus ensinamentos e seu grande exemplo permanecem. Estendo minhas condolências à família, aos colegas ativistas e ao povo uruguaio. Toda a América Latina está de luto", disse.

Na última segunda-feira, 12, a esposa do líder político uruguaio, Lucía Topolansky, anunciou que ele estava em estado terminal e sob cuidados paliativos. De acordo com a senadora, os médicos estavam tentando “fazer isso acontecer da melhor forma possível”, mantendo-o sem dor, capaz de dormir e sem ansiedade.

Mujica morreu aos 89 anos
Mujica morreu aos 89 anos
Foto: Fábio Motta / Estadão

"Um mundo melhor. Foi nisso que Pepe Mujica acreditou, lutou e viveu. A política faz sentido quando é vivida assim, com o coração. Meu mais profundo carinho à sua família e ao Uruguai. Eterno, Mujica", comentou Pedro Sánchez, presidente da Espanha. 

Nascido em 20 de maio de 1935, em Montevidéu, Pepe integrou o Movimento de Liberação Nacional - Tupamaros. O grupo guerrilheiro atuava em assaltos a banco e distribuía dinheiro para a população pobre da capital uruguaia.

"Pepe Mujica, o grande revolucionário, presidente do Uruguai, morreu. Adeus amigo. Espero que um dia a América Latina tenha um hino, espero que um dia a América do Sul se chame: Amazônia", disse Gustavo Petro, presidente da Colômbia.

Um dos grandes líderes políticos da América do Sul, Mujica foi presidente do Uruguai de 2011 a 2015. Após deixar o cargo, ele se tornou senador, posto que ocupou até 2018. Antes, também foi ministro da Agricultura.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade