Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

França: polícia busca suspeito de ataque a faca em mesquita 591s60

Agressor esfaqueou e matou um jovem que rezava no local. Ação foi filmada e publicada nas redes sociais. 3zg4s

27 abr 2025 - 12h36
(atualizado às 12h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Um jovem foi esfaqueado e morto em uma mesquita no sul da França, em um possível crime islamofóbico, e autoridades intensificaram as buscas pelo suspeito.
Alunos prestam homenagens aos colegas vítimas de um ataque com faca na escola que frequentam em Nantes, no oeste da França. Em 25 de abril de 2025.
Alunos prestam homenagens aos colegas vítimas de um ataque com faca na escola que frequentam em Nantes, no oeste da França. Em 25 de abril de 2025.
Foto: AFP - LOIC VENANCE / RFI

Políticos ses denunciaram neste domingo, 27, que um jovem foi esfaqueado e morto enquanto rezava em uma mesquita no sul da França na última sexta-feira. O incidente foi filmado pelo agressor e publicado no aplicativo de vídeos instantâneos Snapchat. j3y1p

A polícia intensificou as buscas pelo suspeito neste domingo. Segundo as autoridades sas, ele esfaqueou o fiel dezenas de vezes enquanto gritava insultos contra Alá. As câmeras de vigilância da mesquita também capturaram o ataque, que mostram que o agressor agiu sozinho.

O corpo da vítima, um jovem de cerca de 20 anos, só foi encontrado no meio da manhã de domingo. Segundo relatos da mídia sa, ele frequentava a mesquita regularmente e havia chegado na França há poucos anos vindo do Mali.

Segundo a agência de notícias AFP, o suspeito foi identificado como um cidadão francês de origem bósnia. Segundo o promotor regional Abdelkrim Grini, o assassinato é investigado como possível crime islamofóbico. O escritório antiterrorismo do Ministério Público da França considera a possibilidade de assumir as investigações do caso.

"Liberdade de religião é inviolável" 1g2u1a

O presidente da França, Emmanuel Macron, ofereceu seu apoio à família da vítima à comunidade muçulmana sa. "Um jovem foi brutalmente assassinado em uma mesquita. O racismo e o ódio com motivação religiosa nunca terão lugar na França. A liberdade de religião é inviolável", escreveu no X.

O primeiro-ministro francês François Bayrou condenou o esfaqueamento, descrevendo-o como uma "atrocidade islamofóbica". "Estamos ao lado dos entes queridos da vítima e dos crentes chocados", escreveu Bayrou, enfatizando que as autoridades estão fazendo tudo ao seu alcance para prender o autor do crime e levá-lo à justiça.

O ministro do Interior da França, Bruno Retailleau, se reuniu com líderes religiosos na cidade de Ales, onde ocorreu o ataque. Uma manifestação deve acontecer em Paris na noite deste domingo.

Comunidade muçulmana 563546

A França abriga a maior comunidade muçulmana da Europa — são mais de 6 milhões de pessoas, o que representa cerca de 10% da população do país.

Autoridades de todo o espectro político, inclusive Macron, criticam com frequência o que descrevem como separatismo islâmico e islamismo radical, de uma forma que, segundo grupos de direitos humanos, poderia dificultar a expressão da identidade dos muçulmanos. Este não é o primeiro ataque contra mesquistas na França.

No domingo, o Conselho Francês da Fé Muçulmana pediu às autoridades que lançassem um plano nacional para proteger os locais de culto muçulmanos.

gq (AFP, Reuters, DPA)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade