EUA têm nota de crédito rebaixada pela Moody's pela 1ª vez em mais de cem anos 136y6t
Agência de classificação de risco era a única que mantinha nota perfeita para a dívida americana 2qn1z
A Moody's rebaixou a nota de crédito dos EUA pela primeira vez em mais de cem anos, citando o crescente desequilíbrio fiscal e uma dívida que já ultraa US$ 36 trilhões.
A nota de crédito dos Estados Unidos sofreu um rebaixamento nesta sexta-feira, 16, depois de a agência Moody's concluir que os níveis crescentes da dívida do governo devem piorar ainda mais. 2u1u4d
O rebaixamento foi para um nível abaixo da nota máxima AAA, o que é apontado por especialistas como uma crítica à política econômica do presidente Donald Trump. Horas antes, ele havia pressionado o partido Republicano para a adotar uma proposta legislativa que pode adicionar trilhões de dólares ao desequilíbrio fiscal do país.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o jornal The New York Times, agora todas as três principais agências de classificação de risco deixaram de conceder aos EUA a melhor nota possível. A Fitch já havia rebaixado a nota americana em 2023, citando preocupações fiscais, e a Standard & Poor's fez o mesmo em 2011.
O novo rebaixamento pode gerar efeitos na economia caso leve investidores a exigirem maiores retornos sobre os títulos do governo. Isso pode aumentar os custos de empréstimos para consumidores.
Até agora, no entanto, os rebaixamentos anteriores tiveram impacto mais simbólico, explica o jornal.
Ainda segundo o Times, a Moody's avaliou que tanto democratas quanto republicanos falharam em conter de forma significativa a dívida dos EUA, que já supera US$ 36 trilhões.