Incel: entenda termo abordado na série da Netflix 'Adolescência' 4oc11
Termo se popularizou nas redes sociais e possui um significado sombrio 2i2t59
A mais nova série da Netflix, Adolescência se tornou um fenômeno logo na primeira semana de lançamento. A história da produção britânica de quatro episódios gira ao redor de um garoto de 13 anos, chamado Jamie Miller (Owen Cooper), que é preso suspeito de ter assassinado uma colega de turma e nós, telespectadores, acompanhamos a evolução da investigação até o julgamento. 4d6t2u
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Entre os pontos abordados, o que mais chamam atenção é sobre o comportamento dos jovens, em especial do sexo masculino, e a influência da internet como um potencializador para a violência contra mulheres.
De acordo com a revista Variety, a série é uma “análise arrepiante de assassinato e masculinidade tóxica”, abordada na produção como “cultura incel”, que cresceu por meio das camadas das redes sociais.
À plataforma de streaming, Stephen Graham, um dos criadores da série, explicou que a ideia para a história surgiu a partir de uma onda crescente de crimes cometidos por adolescentes com armas brancas no Reino Unido.
Em janeiro deste ano, o primeiro-ministro Keir Starmer chegou a chamar a situação de “crise nacional" e que aquilo era um “novo terrorismo no país, perpetrado por jovens solitários e desajustados em seus quartos, ando todo tipo de material online, desesperados por notoriedade”.
Após o lançamento da série, nesta sexta-feira, 21, ele afirmou apoiar que a produção fosse exibida nas escolas locais após ser questionado por uma colega. Em sua fala, ele chegou a mencionar que encara como um “problema real” a violência perpetrada por homens jovens, que são influenciados pelo que veem na internet”.
O que é incel? 491f1
Se você costuma ser um frequentador das redes sociais, já deve ter topado com o termo em algum momento. Seja de pessoas se autodenominando como pertencentes ao grupo ou alguém sendo taxado desta forma. O termo “incel” é diminutivo da expressão em inglês “involuntary celibates", cuja tradução é “celibatários involuntários”, e existe desde 1997.
Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (National Library of Medicine), uma das definições atuais do termo é referente a um grupo de pessoas que “sofrem de altos níveis de rejeição romântica e um maior grau de sintomas como depressão, ansiedade, apego inseguro, medo de ficar solteiro e solidão”.