Responsável por academia é presa pela polícia por furto de energia em Porto Alegre 16x31
Equipe de fiscalização da CEEE Equatorial acionou a polícia após desvio ser identificado 1n4tz
A responsável por uma academia foi presa pela Polícia Civil, no fim da tarde desta quarta-feira (21), por furto de energia. O desvio foi identificado pela equipe da CEEE Equatorial durante uma vistoria no estabelecimento, localizado no bairro Santana. 52n5z
A ligação clandestina foi identificada após uma suspeita de desvio. Foi identificada uma ligação direta, sem que fosse registrado o consumo. Assim que o crime foi constatado, a Polícia Civil foi acionada, e a responsável pelo local foi presa em flagrante.
Fiscalização constante
O combate ao furto de energia garante o fornecimento de energia de qualidade para a população. As ações de fiscalização contra este crime previnem acidentes e influenciam no preço da tarifa. Isso porque o custo de quem não paga pela energia recai sobre os consumidores regularizados, e também na arrecadação de impostos como ICMS.
"Quem desvia energia faz com que todos os consumidores paguem por uma tarifa mais cara. E, no caso do comércio, existe ainda concorrência desleal com os estabelecimentos que atuam dentro da regularidade", afirma o Executivo de Perdas da CEEE Grupo Equatorial, Sidney da Costa.
No primeiro trimestre de 2025 foram realizadas 78 operações de combate ao furto de energia, que resultaram na prisão de 65 pessoas pela polícia.
Os desvios de energia são identificados pelas equipes de fiscalização, mas também podem ser denunciados por meio da ouvidoria no telefone 0800 642 4900.