Aston Martin Valkyrie, supercarro de mais de R$ 15 milhões, tem recall por causa de parafusos 4s235o
Uso de parafusos de comprimento errado vai levar 11 unidades do hipercarro de volta às concessionárias nos EUA para reparo 1z1a9
A Aston Martin anunciou um recall de 11 unidades do Valkyrie nos Estados Unidos, devido ao risco de falha no sistema de direção elétrica e em algumas funções de conveniência, causado pelo uso de parafusos de comprimento incorreto na fixação de um da caixa de fusíveis traseira. As unidades afetadas foram produzidas entre 1º de maio de 2024 e 18 de abril de 2025, já como modelo 2024. 2h6js
Segundo documentos apresentados à NHTSA (istração Nacional de Segurança no Trânsito dos EUA), os parafusos errados podem acabar interferindo no chicote elétrico daquela região do veículo, o que pode levar à perda repentina de assistência da direção e de sistemas como ar-condicionado, central multimídia e comandos elétricos. Em casos mais graves, há risco de cheiro de queimado e até fumaça, embora não tenham sido relatados incidentes até o momento.
Do total de 54 unidades fabricadas para os Estados Unidos, 43 foram corrigidas antes da entrega aos clientes. As 11 restantes estão sendo localizadas para inspeção e reparo. O conserto pode envolver mais do que a simples substituição dos parafusos: componentes elétricos eventualmente danificados também serão substituídos gratuitamente, caso necessário.
A fabricante enviará cartas de notificação aos proprietários até 30 de maio, embora muitos já tenham sido avisados diretamente pelos concessionários, dado o valor e exclusividade do modelo.
Vale lembrar que o Aston Martin Valkyrie, com motor V12 de 6.5 litros desenvolvido pela Cosworth, é o carro de rua mais potente já produzido pela marca britânica, com impressionantes 1.160 cv a 10.500 rpm. Nos Estados Unidos, o modelo é homologado sob a exceção "Show and Display", que limita o uso anual a 2.500 milhas (cerca de 4.023 km).
A produção global do Valkyrie foi limitada a 275 unidades, incluindo versões coupé, spider e a radical AMR Pro, exclusiva para pistas. O último exemplar foi finalizado em dezembro de 2024, marcando o fim da linha para o hipercarro e abrindo espaço para o sucessor Valhalla, com motorização V8 híbrida fornecida pela Mercedes-AMG.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!
