Jogadores criticam censura em Stalker: Legends of the Zone Enhanced Edition 5w475v
Foram retiradas todas as referências da União Soviética nos jogos 4b2m9
Após a GSC Game World lançar Stalker: Legends of the Zone Enhanced Edition no PC e consoles, contendo remasters dos três jogos originais da franquia, muitos jogadores foram até o Reddit e o Steam reclamar (via The Gamer), apontando que as remasterizações foram censuradas. 192a49
Conforme informado pelos jogadores, foram removidas ou substituídas nos jogos todas as referências da União Soviética. Isso ocorreu provavelmente por causa da guerra envolvendo a Rússia e a Ucrânia, que fez com que vários desenvolvedores do estúdio localizado em Kyiv precisassem fugir para a fronteira oeste do país, resultando em vários adiamentos de Stalker 2 e o estúdio se recusando em lançá-lo com localização em russo, algo que também está ocorrendo com a trilogia remasterizada.
Muitos fãs argumentam que as imagens soviéticas nos três primeiros Stalker não apoiavam a Rússia e, portanto, não deveriam ter sido removidas nos remasters.
"A censura mais exagerada em um game em anos", escreveu um dos jogadores. "O principal apelo do mundo do jogo ambientado em Chernobyl é que o lugar em si está preso em 1986. 'Um museu do tempo', de acordo com Yaroslav Kravchenko, da GSC, em seu documentário sobre a criação de Stalker 2. Prédios abandonados e arredores radioativos servem como um elo permanente com o desastre, com foices e martelos apodrecidos e cartazes de propaganda constantemente nos lembrando quem é o responsável por essa incompetência", disse outro jogador.
Muitos fãs agora estão pedindo para que a GSC Game World volte atrás nessas mudanças, havendo até mesmo uma carta dos fãs para o estúdio no Reddit, onde parabenizam eles pelo lançamento, mas pedem que adicionem uma opção para trazer de volta o conteúdo original que foi removido.
Por hora, a GSC Game World não comentou nada sobre o negativo dos jogadores envolvendo a censura imposta na trilogia remasterizada.