Luighi, do Palmeiras, dá entrevista histórica após ofensas racistas: 'Isso foi um crime. Até quando?' 2e3s1q
Os crimes aconteceram na vitória do Verdão sobre o Cerro Porteño por 3 a 0, nesta quinta-feira (6), no Paraguai, pela Libertadores Sub-20 3t126s
Após a vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o Cerro Porteño, pela Libertadores Sub-20, o atacante Luighi desabafou sofre os atos de racismo sofridos pelos jogadores do Verdão. Então, emocionado, o jovem atleta pediu providências da Conmebol. 1s131h
O jogador, aliás, seria perguntado sobre a partida pelo repórter da entidade na saída de campo, mas questionou se o profissional não faria perguntas sobre os crimes que estavam acontecendo no Estádio Gunther Vogel, no Paraguai.
"Você não vai perguntar sobre o ato de racismo que fizeram comigo? Até quando a gente vai ar por isso? Até quando? O que fizeram comigo foi um crime. Você ainda vai perguntar sobre o jogo mesmo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso, a CBF, sei lá quem… Não ia perguntar sobre isso, né? O que fizeram comigo foi um crime. Aqui é formação. A gente tá aprendendo", desabafou.
Os atos racistas 2i353n
Luighi relatou insultos racistas ao sair de campo e informou ao árbitro que o chamaram de "macaco". O jogo precisou ser interrompido por alguns minutos. Posteriormente, visivelmente abalado, o jogador chorou no banco de reservas e voltou a se emocionar ao relatar o ocorrido após a partida.
Além disso, em um momento de substituição anterior, aos 34 minutos, um torcedor, segurando uma criança no colo, fez gestos imitando um macaco na direção de Figueiredo.
Palmeiras se pronuncia sobre o episódio 5d5045
"É inissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no Paraguai e comunica que irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos. Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes! As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A Família Palmeiras tem orgulho de você!", publicou o clube.
Ver essa foto no Instagram
Conmebol também se manifestou sobre o caso 3g6sx
"A CONMEBOL rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área", escreveu.
A CONMEBOL rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área.
La CONMEBOL rechaza tajantemente cualquier acto de racismo… pic.twitter.com/YX94xIrnxi
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) March 7, 2025
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.