F1: Norris conta com Safety Car para vencer Sprint em Miami 6t641j
Em corrida marcada por forte pancada de chuva, Norris conta com entrada de Safety Car no final e vence Sprint Race em Miami 592013
A expectativa é que a Sprint Race do GP de Miami fosse algo chocha, capenga, anêmica, frágil e inconsistente (entendedores entenderão). Só que o Sobrenatural de Almeida entrou em ação no Sul dos Estados Unidos e resolveu nos brindar com uma bela pancada de chuva na área do Hard Rock Stadium e mexeu bastante com o rumo previsto. 5b3e2c
Temos que lembrar que o traçado é montado no estacionamento do estádio, o que faz a drenagem ser extremamente deficiente. Resultado: uma bela lamina de água se formou e fez Charles Leclerc bater na volta de alinhamento. Max Verstappen também acabou vendo mundo ao contrário, mas sem grandes danos.
Após atraso e bandeira vermelha, a prova começou com Kimi Antonelli tentando manter a liderança. Porém a McLaren deu um salto interessante e Piastri foi para cima do jovem italiano, não deixando espaço. A esta altura, a chuva já tinha parado...
Aos poucos, a pista foi secando e começou a se fazer a avaliação: vale a pena parar ou não? A corrida só teria 18 voltas de duração, mas o ganho de tempo com os pneus de pista seca poderia valer a pena. Na volta 10, Yuki Tsunoda, que havia largado em último, iniciou os trabalhos de box e marcou a referencia.
Em seguida, começou a procissão aos boxes. Nesta movimentação, acabou acontecendo um encontro entre Max Verstappen e Kimi Antonello no pit lane, com o neerlandês da Red Bull levando a pior, quebrando parte de seu bico. A esta altura, Lewis Hamilton, que estava em 8º lugar, resolveu usar os pneus macios e veio escalando. Aproveitando a situação, logo ou Verstappen e assumiu a 3ª posição.
Mais à frente, Norris vinha se aproximando de Piastri, chegando a ficar a menos de 1 segundo de diferença. Antes de acontecer uma briga efetiva, a McLaren chamou Piastri para fazer a troca, deixando Norris uma volta a mais na pista. Em tese, tudo pensado para que as psoições fossem mantidas.
Entretanto, mais uma vez o acaso aconteceu: quando Norris entrou para fazer seu trabalho de troca de pneus, Alonso se enrroscou com Lawson e foi parar no muro. Rsultado: Safety Car na pista e Norris conseguiu ficar à frente de Piastri.
No fim, Max Verstappen levou uma punição de 10 segundos pelo entrevero com Antonelli nos boxes e saiu para ultimo. Alexander Albon conseguiu uma ótima 4ª posição, Lance Stroll em 6º, Lawson em 7º (ainda em avaliação pelo incidente com Alonso até o termino deste artigo) e Oliver Bearman obtendo o ultimo lugar pontuavel.
A classificação para a prova de domingo está prevista para acontecer às 16:30h (horário de Brasília)