Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Brown e Horner divergem sobre punição a Verstappen 2oa53

Zak Brown e Christian Horner discordaram sobre a punição de 5s dada a Verstappen no início do GP da Arábia Saudita. 1a533r

21 abr 2025 - 15h34
Compartilhar
Exibir comentários

O Grande Prêmio da Arábia Saudita terminou com a vitória de Oscar Piastri. O australiano assumiu a liderança do campeonato de pilotos, deixando seu principal rival para trás. Logo no início da corrida, um lance polêmico chamou atenção e gerou opiniões divergentes. Principalmente dos chefes de equipe. 85u5a

Christian Horner e Zak Brown durante coletiva de imprensa
Christian Horner e Zak Brown durante coletiva de imprensa
Foto: Reprodução

Oscar Piastri também teve uma boa largada saindo da segunda posição, protagonizando uma disputa roda a roda com Max Verstappen logo na primeira curva. O piloto da Red Bull acabou escapando da pista e seguiu pela área de escape.

Apesar de manter a liderança após o lance, Verstappen foi investigado pelos comissários, que decidiram aplicar uma penalidade de cinco segundos por ter saído da pista e obtido vantagem.

Lance entre Max Verstappen e Oscar Piastri na primeira volta
Lance entre Max Verstappen e Oscar Piastri na primeira volta
Foto: Reprodução / Twitter F1

No documento oficial da decisão, os comissários afirmaram que o carro 81 (Piastri) "tinha seu eixo dianteiro ao menos alinhado com o espelho do carro 1 (Verstappen) antes e no ápice da curva 1, ao tentar a ultraagem por dentro".

Em entrevista à F1 TV após a corrida, Zak Brown considerou a punição aplicada a Verstappen como “apropriada”. O CEO da McLaren explicou:

“Oscar é um cara durão e, se teve a chance de assumir a liderança, francamente, não foi nenhum mergulho. Ele claramente estava na frente, lado a lado, e largou melhor.”

Brown também comentou sobre a escolha dos comissários:

“Acho que a punição foi justa – se deveríamos ter apenas trocado de posição em vez de aplicar tempo, isso cabe a eles decidirem. Foi uma largada limpa, e o Oscar controlou a corrida desde que assumiu a ponta. Mas o Max nos manteve sob pressão.”

Zak Brown celebra vitória com Oscar Piastri na Arábia Saudita
Zak Brown celebra vitória com Oscar Piastri na Arábia Saudita
Foto: Reprodução / Twitter F1

Questionado sobre o desempenho da Red Bull, que terminou a apenas 2,8 segundos atrás da McLaren, Brown respondeu:

“Não ficamos surpresos. Acho que os outros estão tentando criar uma narrativa de que estamos muito à frente, talvez para depois dizer: ‘Se não ganharem, o que deu errado">“Não sei para onde Max poderia ir naquela curva. Tínhamos falado com o Diretor de Prova antes da corrida, nos briefings, e existe essa ideia de 'deixar os pilotos correrem'. É difícil. Perdemos a corrida por 2,8 segundos.”

Christian Horner e Max Verstappen
Christian Horner e Max Verstappen
Foto: Reprodução / Site Fórmula 1

Sobre uma possível devolução de posição, Horner revelou que a equipe chegou a discutir o cenário com a direção de prova antes da corrida, mas não considerou a devolução em meio à disputa.

Ainda assim, o chefe da Red Bull se mostrou otimista com o desempenho do time:

“O mais positivo foi que o ritmo estava lá. O Max estava confortável, abrindo caminho. Tentamos criar vantagem mesmo com a penalidade, mas não foi suficiente. No entanto, somamos pontos importantes hoje — estamos a apenas 12 pontos da liderança do campeonato e conseguimos tirar pontos do Lando [Norris]. Então, tudo está em jogo.”

Os pilotos agora se preparam para o Grande Prêmio de Miami nos dias 2, 3 e 4 de Maio. 

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade