Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Automobilismo 724h3h

Fórmula E comunica: é possível ultraar muito em Monaco 153g44

F-E chega à Monaco em rodada dupla e com a promessa de muitas trocas de ultraagem no final de semana a529

2 mai 2025 - 13h03
(atualizado em 3/5/2025 às 11h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Largada de ePrix de Monaco de 2024. Desta vez, não devem faltar ultraagens
Largada de ePrix de Monaco de 2024. Desta vez, não devem faltar ultraagens
Foto: ABB F-E / Divulgação

Este fim de semana, a Fórmula E chega na casa da irmã mais velha e famosa. A categoria elétrica bate ponto no Principado de Monaco, com a novidade de uma rodada dupla. E desde 2021, com o mesmo traçado da F1. r292t

A principal curiosidade aqui são os extremos entre F-E e F1. Enquanto para os fãs da F1, Monaco significa uma corrida sem emoção, a F-E entrega exatamente o contrário: uma troca intensa de posições (foram 116 em 2023 e 197 em 2024), com uma imprevisibilidade total: na temporada ada, foram 24 trocas na liderança. Não é a toa que a F-E gosta de deixar claro em suas redes sociais a grande quantidade de ultraagens feitas.

Muitos dirão que esta dinamica toda é por conta do tamanho dos carros. Não deixa de ter um pouco de razão. Mas como colocado em um artigo aqui mesmo no Parabólica, a diferença entre os carros entre a F-1 e a F-E em termos de dimensão não são tão consideráveis. Espaço de frenagem e aderência fazem diferença aqui.

Os carros da F-E tem freios traseiros (muito semelhante a um kart) e o espaço para frenagem é muito maior do que um F-1. Sem contar que, embora a Hankook tenha feito um trabalho para deixar seus compostos mais aderentes, os pneus da categoria elétrica são mais parecidos com o de rua. É uma combinação perfeita para deixar os carros mais instáveis e assim aumentar a possibilidade de ultraagens.

Um dos motivos que ajudam também é o modo ataque. Para Monaco, não teremos a figura da parada de recarga todo final de semana e volta a área que os pilotos terão que ar duas vezes durante a prova para poder ter o aos 350kW para poder andar mais rápido. Lembrando que são 3 modos de uso: 2/6 minutos; 4/4 minutos; e 6/2 minutos. O modo de recarga prevê uma parada de 34 segundos nos boxes e um "reabastecimento" de ate 600kw,

O ultimo vencedor foi Mitch Evans da Jaguar, que até aqui tem tido um ano bem atarefado. Oliver Rowland da Nissan chega como líder do campeonato com 69 pontos, sendo seguido pela dupla da Porsche António Felix da Costa (Porsche) com 54 pontos e Pascal Wehrlein com 51 pontos. As duas corridas tem a largada prevista para as 10 horas da manhã (horário de Brasília) tanto sábado como domingo e terão transmissão do BandSports, Esporte na Band (YouTube) e Grande Premio (YouTube e FASTv)

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade