Concluída a primeira fase da Copa do Mundo do Brasil, diversas marcas históricas foram superadas, positivas e negativas. Além da chuva de gols, recorde desde que a competição ou a contar com 32 seleções, a segunda edição brasileira do torneio registrou feitos inéditos para o esporte, como o primeiro tento confirmado por meio da tecnologia, a mais longa suspensão da história e o jogador mais velho a entrar em campo. O Terra separou os recordes registrados nos campos brasileiros. Confira: 1o153m
Mondragón se tornou o jogador mais velho a disputar um jogo de Copa
Foto: Reuters
O jogador mais velho a disputar uma partida de Copa do Mundo
Faryd Mondragón substituiu David Ospina no final do segundo tempo do jogo entre Colômbia e Japão para se tornar o atleta mais velho a pisar no gramado de uma partida de Mundial. Aos 43 anos e três dias, o experiente goleiro superou o camaronês Roger Milla, que em 1994 entrou em campo contra a Rússia quando tinha 42 anos e 39 dias.
Na goleada por 4 a 1 contra o Japão, Mondragón ainda teve a oportunidade de mostrar seu talento defendendo a meta colombiana, ao evitar um gol de Kakitani no mano a mano.
O ganês Gyan superou Milla como maior artilheiro africano
Foto: Getty Images
O africano com mais gols em Copas
No empate por 2 a 2 com a Alemanha, Asamoah Gyan se igualou a Roger Milla com cinco gols marcados em Mundiais. Na derrota por 2 a 1 Portugal, o artilheiro ganês fez o único da sua seleção e seu sexto em três edições da competição e se isolou como o maior goleador do continente africano na história da Copa do Mundo.
Gyan também se tornou o único jogador africano a marcar em três Mundiais consecutivos.
Gol de Varela contra os EUA foi o marcado mais tarde no tempo regulamentar na história
Foto: Andres Stapff / Reuters
Gol mais tardio da história dos Mundiais no tempo regulamentar
Portugal largou na frente contra os Estados Unidos com Nani em partida da segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo, mas cedeu a virada aos americanos, que marcaram com Jones e Dempsey e iam encaminhando a classificação antecipada às oitavas de final, superando a Alemanha na tabela da chave.
Os comandados de Jurgen Klinsmann já contavam com a vitória por 2 a 1, mas se distraíram nos últimos segundos dos cinco minutos de acréscimo dados pelo árbitro da partida e cederam a igualdade para os portugueses aos 49min33s, quando Varela concluiu cruzamento preciso de Cristiano Ronaldo para marcar o gol mais tardio no tempo regulamentar da história dos Mundiais.
Suspensão de Suárez superou a aplicada em Tassotti em 1994
Foto: Carlos Barria / Reuters
A suspensão mais pesada da história
Na Copa do Mundo de 1994, o italiano Mauro Tassotti acertou o espanhol Luis Enrique com uma cotovelada e foi suspenso por oito jogos pela Fifa, desfalcando a Itália até o final da competição. Neste ano, o uruguaio Luis Suárez conseguiu quebrar este triste recorde.
O camisa 9 da seleção celeste mordeu o zagueiro Giorgio Chiellini na vitória sobre a Itália por 1 a 0, mas não recebeu o cartão vermelho do árbitro que apitava a partida. A entidade máxima do futebol, no entanto, abriu uma investigação para avaliar o caso e decidiu não só suspender o atacante por nove partidas pela sua seleção, mas excluí-lo da Copa do Mundo do Brasil, tirando sua credencial, e punindo-o com uma suspensão quatro meses do futebol profissional.
Artilheiro da última edição do Campeonato Inglês e também da temporada europeia - ao lado de Cristiano Ronaldo -, Suárez terá que esperar até o final de outubro para poder entrar em campo pelo Liverpool.
Assim como fez Ronaldo, Klose marcou seu 15º gol em Copas contra Gana
Foto: Getty Images
O maior artilheiro das Copas
Na Copa da Alemanha, em 2006, Ronaldo se tornou o maior artilheiro da história dos Mundiais ao marcar contra Gana aos 5min do primeiro tempo na vitória do Brasil por 3 a 0, nas oitavas de final, em partida realizada no Westfalenstadion, em Dortmund.
Também contra Gana, na Copa do Mundo do Brasil deste ano, Miroslav Klose superou Gerd Müller, se tornando o maior goleador alemão de todos os tempos, além de empatar com Ronaldo entre todos os atletas que já disputaram a competição. O centroavante nascido na Polônia marcou aos 26min da etapa complementar em partida válida pela segunda rodada do Grupo G.
Gol contra de Valladares foi o primeiro "tecnológico" da história
Foto: AFP
Primeiro gol tecnológico
A Inglaterra é acusada de ser campeã do mundo graças a um erro da arbitragem na final de 1966, contra a Alemanha, quando Hurst mandou chute no travessão na prorrogação e o juiz confirmou o terceiro - e discutível - tento na vitória por 4 a 2.
Por ironia do destino, na Copa do Mundo de 2010, a Alemanha ganhou da Inglaterra por 4 a 1 nas oitavas de final, em um confronto que ficou marcado por um gol não confirmado pelo trio de árbitros em um chute de Lampard no travessão que ultraou a linha da meta defendida por Neuer. O lance colocaria os ingleses em igualdade no placar na ocasião.
No Mundial do Brasil, a Fifa estreou a "Goal-line Technology", que protagonizou o primeiro gol na partida entre Honduras e França, a décima do torneio, em um lance que Benzema mandou na trave e o goleiro Valladares desviou para além da linha, para puxá-la para fora segundos depois. A malandragem não enganou a tecnologia, que confirmou o segundo tento francês da competição.
5º gol mais rápido da história dos Mundiais
Clint Dempsey levou 29s para abrir o placar para os Estados Unidos diante de Gana na Arena das Dunas e entrou para a história das Copas ao se tornar o autor do quinto gol mais rápido de todas as edições do Mundial.
Gols mais rápidos da história das Copas
Jogador
Seleção
Segundos
Hakan Sukur
Turquia - 2002
11
Vaclav Masek
Checoslováquia - 1962
16
Ernst Lehner
Alemanha - 1934
25
Bryan Robson
Inglaterra - 1982
27
Clint Dempsey
Estados Unidos - 2014
29
Terceiro jogador a marcar em quatro edições de Copas do Mundo
O gol de Miroslav Klose contra Gana não só o colocou no mesmo patamar de Ronaldo e à frente de Gerd Müller. O centroavante da seleção alemã se igualou a ninguém menos do que Pelé e seu conterrâneo Uwe Seeler como um dos três jogadores a marcarem gols em quatro edições de Copas do Mundo.
Jogador
Primeira Copa
Segunda Copa
Terceira Copa
Quarta Copa
Uwe Seeler
1958 - 2 gols
1962 - 2 gols
1966 - 2 gols
1970 - 3 gols
Pelé
1958 - 6 gols
1962 - 1 gol
1966 - 2 gols
1970 - 4 gols
Klose
2002 - 5 gols
2006 - 5 gols
2010 - 4 gols
2014 - 1 gol (até o momento)
Primeiro gol contra da história da Seleção
Assim como Klose, o lateral esquerdo Marcelo entrou para a história tanto das Copas do Mundo como da Seleção em Mundiais. O gol contra marcado aos 11min do primeiro tempo diante da Croácia, na Arena Corinthians, foi o primeiro que o Brasil sofreu de um dos seus jogadores, assim como a primeira vez que um tento deste tipo foi o primeiro marcado em uma edição do torneio.
Fim da seca de vitórias argelina
A Argélia precisou de 32 anos para reencontrar o caminho das vitórias em Copas do Mundo. Depois de vencer dois jogos na Espanha em 1982 e ser eliminada ainda na primeira fase pelo saldo de gols, a seleção argelina disputou os Mundiais de 1986 e 2010, nos quais realizou seis partidas, perdeu quatro e empatou as outras duas.
No Grupo H da competição sediada pelo Brasil, a Argélia por pouco não derrotou a Bélgica na estreia, mas acabou sendo batida de virada. No segundo jogo, diante da Coreia do Sul, a equipe do norte da África não vacilou e encerrou a seca com uma goleada por 4 a 2 sobre a Coreia do Sul.
Neymar comemora o primeiro gol da partida contra Camarões, em que o atacante brilhou na vitória brasileira. O camisa 10 marcou quatro gols na primeira fase da Copa do Mundo
Foto: Natacha Pisarenko / AP
Na estreia brasileira na Copa do Mundo, Marcelo marca gol contra em partida contra a Croácia
Foto: Shuji Kajiyama / AP
Com um estilo extravagante na beira do Gramado, o técnico mexicano Miguel Herrera acabou se tornando um dos personagens principais da primeira fase da Copa do Mundo. Ele gritou, gesticulou, andou de um lado para o outro e até se atirou no chão para comemorar um gol
Foto: Javier Soriano / AFP
O atacante mexicano Chicharito encerrou a seca de gols e marcou na vitória por 3 a 1 da seleção sobre a Croácia
Foto: Javier Soriano / AFP
O camaronês Song foi expulso da partida contra a Croácia, em que os africanos saíram derrotados por 4 a 0, e foi suspenso pela Fifa por três jogos após dar uma cotovelada no croata Mandzukic
Foto: Murad Sezer / Reuters
Machucado, o craque camaronês Samuel Eto'o ou dois jogos no banco de reservas
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A troca de camisas é um velho hábito do futebol, mas o croata Ivan Rakitic e o camaronês Stephane Mbia foram além e trocaram calções no fim da partida entre suas seleções. Os jogadores trocaram primeiro as camisas em campo e, depois, já no túnel, trocaram os calções para completar a confraternização
Foto: Murad Sezer / Reuters
Na primeira rodada da Copa do Mundo, a arbitragem enfrentou polêmcias como dois gols mal anulados do México contra Camarões. Por duas vezes, o bandeira marcou um impedimento inexistente dos latino-americanos
Foto: Carlos Barria / Reuters
O goleiro mexicano Guilherme Ochoa brilhou na partida contra o Brasil, fez grandes defesas e segurou o placar em 0 a 0 na partida no Estádio Castelão
Foto: Alex Livesey / Getty Images
Na partida contra Camarões, Fred finalmente desencantou e marcou de cabeça o seu primeiro gol na Copa do Mundo
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Na estreia do Brasil na Copa, Fred recebeu e de costas para o gol e se apoiando na marcação de Lovren. Tocado no ombro, o camisa 9 se deixou escorregar e cavou um pênalti, marcado pelo árbitro japonês
Foto: Frank Augstein / Getty Images
Robin van Persie, da Holanda, faz gol, de "peixinho" contra a Espanha, na partida que ocorreu na Arena Fonte Nova, em Salvador, que terminou em 5 a 1 para a Holanda
Foto: Jeff Gross / Getty Images
Arjen Robben marcou o quinto gol no massacre holandês contra a Espanha; a partida terminou em 5 a 1 para a Holanda
Foto: Ian Walton / Getty Images
Os torcedores do Chile invadiram a Arena Pantanal, em Cuiabá, para o jogo contra a Austrália, e cantaram o hino à capela, ato até então feito apenas pela torcida brasileira
Foto: Clive Brunskill / Getty Images
Tim Cahill, da Austrália, marca um golaço e empata o jogo em 1 a 1 contra a Holanda, que terminou em 2 a 3 para os holandeses
Foto: Alex Grimm / Getty Images
Antes do jogo Espanha x Chile, no Maracanã, um grupo de chilenos tentou invadir o estádio e acabou dentro da sala de imprensa, onde derrubaram uma parede. O grupo foi detido e precisou deixar o País
Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP
O zagueiro Bruno Martins Indi, da Holanda, deixou o estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, desacordado, após uma batida durante o jogo contra a Austrália
Foto: Paul Gilham / Getty Images
A seleção da Espanha, campeã da última Copa do Mundo, foi eliminada de maneira precoce da Copa de 2014. Logo na segunda partida, contra o Chile, em que foram derrotados por 2 a 0, os jogadores espanhóis deixaram o campo já eliminados
Foto: ShaunBotterill/Fifa / Getty Images
A fraca atuação do goleiro Iker Casillas colaborou para a eliminação precoce da seleção da Espanha; neste lance, ele não consegue evitar o gol de Eduardo Vargas, do Chile, que venceu a partida por 2 a 0
Foto: Luis Gene / AFP
O jogador David Villa, da Espanha, fez um gol de letra na partida contra a Austrália, na Arena da Baixada, em Curitiba, mesmo assim, pouco depois, ele deixou o campo desolado e aos prantos ; a Espanha venceu o jogo por 3 a 0
Foto: William West / AFP
Na estreia das seleções da Grécia e da Colômbia no Mineirão, em Belo Horizonte, uma verdadeira "invasão" colombiana invadiu as arquibancadas; a disputa terminou em 3 a 0 para a equipe sul-americana
Foto: Quinn Rooney / Getty Images
O lateral-esquerdo colombiano Pablo Armero, ex-Palmeiras e que atualmente pertence ao Napoli, da Itália, marcou o primeiro gol na disputa com a Grécia, no Mineirão, e comemorou com a sua característica dança, apelidada de "Armeration"
Foto: Alex Grimm / Getty Images
Serey Die, da seleção da Costa do Marfim, não conseguiu segurar a emoção e foi às lágrimas antes do jogo contra a Colômbia, no Mané Garrincha
Foto: Christopher Lee / Getty Images
Com gol de virada nos acréscimos, a Grécia bate a Costa do Marfim por 2 a 1 e se garante, pela primeira vez, nas oitavas de final da Copa do Mundo
Foto: Marcelo Del Pozo / Reuters
O goleiro colombiano Faryd Mondragon comemora ao final da partida contra o Japão. Ele substituiu o titular David Ospina e se tornou o jogador mais velho a atuar em uma Copa do Mundo ao entrar em campo aos 43 anos e três dias
Foto: Dylan Martinez / Reuters
Após vencer o Uruguai na estreia, a sensação Costa Rica bateu a outra campeã do mundo Itália e foi a primeira seleção do "grupo da morte" a se garantir nas oitavas de final da Copa do Mundo
Foto: Brian Snyder / Reuters
Rooney se refresca durante partida entre Inglaterra e Itália, a primeira realizada na Arena Amazônia, sob forte calor de Manaus, o que gerou reclamação das equipes
Foto: Darren Staples / Reuters
Decisivo, Balotelli comemora o gol da virada na vitória de 2 a 1 da Itália sobre a Inglaterra na Arena Amazônia
Foto: Brian Snyder / Reuters
Na derrota por 2 a 1 da Inglaterra para o Uruguai, pelo menos o craque Rooney desencantou e marcou seu primeiro gol em Copas do Mundo
Foto: Damir Sagolj / Reuters
O craque uruguaio Luis Suárez marcou dois gols na sua estreia na Copa do Mundo na partida contra a Inglaterra. Poupado na derrota da equipe na estreia contra a Costa Rica se recuperando de lesão no joelho, ele foi decisivo na classificação sul-americana
Foto: Paulo Whitaker / Reuters
Referências do futebol inglês, Steven Gerrard e Frank Lampard afirmaram, após a eliminação precoce da Inglaterra na COpa do Mundo, a vontade de deixar a seleção
Foto: Damir Sagolj / Reuters
O uruguio Álvaro Pereira desmaia após choque em partida contra a Inglaterra e fica caído. Depois de acordar, ele roubou a cena da partida ao discutir com o médico da equipe sul-americana, que queria que ele saísse de campo, e brigar para voltar ao campo
Foto: Damir Sagolj / Reuters
A campeã mundial Itália foi eliminada da Copa do Mundo já na primeira fase. A derrota fez com que nomes como Pirlo, Buffon e Prandelli anunciassem a saída da seleção
Foto: Yves Herman / Reuters
No jogo decisivo entre Uruguai e Inglaterra, o atacante uruguaio Suárez morde o italiano Chiellini. Sem ser punido na partida, o sul-americano suspenso pela Fifa e foi obrigado a deixar a Copa do Mundo
Foto: Tony Gentile / Reuters
O zagueiro Diego Godín fez o gol da vitória por 1 a 0 contra a Itália, aos 35 min do segundo tempo, na Arena das Dunas, em Natal, e classificou a equipe para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2014
Foto: Javier Soriano / AFP
Karim Benzema, do Real Madrid, foi autor de dois gols e mentor de outro na vitória da França em sua estreia na Copa
Foto: Adam Pretty / Getty Images
O segundo gol francês, na partida Honduras x França, deixou dúvidas; mas a tecnologia da Fifa mostrou que bola ou da linha no Beira-Rio. Esta foi o primeiro "gol tecnológico" das Copas
Foto: Vinicius Costa / Getty Images
Palacios, de Honduras, cometeu pênalti em partida contra a França e inaugurou o marcador de vermelhos da Copa: foi a primeira expulsão do mundial
Foto: Quinn Rooney / Getty Images
Quando o cronômetro já apontava o fim de jogo no Estádio Mané Garrincha, Seferovic marcou gol para a Suíça contra o Equador; o placar final fechou em 2 a 1 para a equipe européia
Foto: Stu Forster / Getty Images
Aoleada de 5 a 2 aplicada pela França na seleção da Suíça na Arena Fonte Nova, terminou de um jeito inesperado: no último minuto de acréscimo do duelo pelo Grupo E da Copa do Mundo, o árbitro decidiu apitar o final do jogo quando a bola viajava até o ataque. Assim que caiu nos pés de Benzema, ela foi direto para a rede. Apesar da beleza do lance, o juiz invalidou o gol, pois a partida já estava encerrada
Foto: Adam Pretty / Getty Images
O bgoleiro suíço Benaglio defendeu o primeiro pênalti da Copa do Mundo, em jogo contra França, em Salvador, batido por Benzema
Foto: Stuart Franklin / Getty Images
O meia-atacante Xherdan Shaqiri, da Suíça, marcou três vezes em partida contra Honduras, na Arena Amazônia, em Manaus
Foto: Clive Brunskill / Getty Images
O primeiro gol da história da Bósnia em Copas foi marcado pelo jogador Vedad Ibisevic, na partida contra a Argentina, no Estádio do Maracanã
Foto: Ricardo Moraes / Reuters
Inspirado e decisivo, Messi comandou os três jogos da seleção da Argentina e foi o responsável por quatro gols nesta primeira fase; entre eles este no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, contra a Nigéria
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O Estádio Beira-Rio, do Inter - de cor vermelha -, ficou azul na partida entre Argentina e Nigéria, isso porque houve uma invasão dos hermanos a Porto Alegre para ver a seleção argentina jogar
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Com grandes defesas, como essa do goleiro do iraniano Alireza Haqiqi, a partida entre Nigéria e Irã foi o primeiro 0 a 0 da Copa; o jogo ocorreu no dia 16 de junho, na Arena da Baixada, em Curitiba
Foto: Jewel Samad / AFP
Sead Kolasinac, da Bósnia, foi o responsável pelo gol contra mais rápido da história das Copas. O lance foi marcado a favor da Argentina, na partida que ocorreu no Maracanã, aos 3 minutos do primeiro tempo
Foto: Clive Rose / Getty Images
Lesionado, o jogador argentino Sergio Agüero foi retirado de campo durante partida contra Nigéria, no estádio Beria-Rio, em Porto Alegre, e preocupa a Argentina
Foto: Darren Staples / Reuters
O Irã foi o último time a marcar um gol na Copa de 2014; o lance foi marcado pelo jogador Reza Ghoochannejhad e ocorreu no último jogo da seleção, que terminou em derrota por 3 a 1 para a Bósnia
Foto: Fabrizio Bensch / Reuters
Jogador da Bósnia, Avdija Vrsajevic, vibra com a primeira vitória da seleção na Copa; a partida terminou em 3 a 1 contra o Irã, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela última rodada do Grupo F
Foto: Felipe Oliveira / Getty Images
Halliche comemora um dos gols da Argélia na vitória contra a Coreia do Sul, em Porto Alegre. O triunfo acabou com um jejum de 32 anos - a última vitória dos africanos havia sido na Copa de 1982, na Espanha
Foto: Reuters
Com o empate por 1 a 1 contra a Rússia, a Argélia ou pela primeira vez da fase de grupos em uma Copa do Mundo
Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
O goleiro Akinfeev falhou feio na estreia da Rússia no Mundial. Diante da Coreia do Sul, o arqueiro tomou um frango na metade do segundo tempo - os russos ainda conseguiram empatar a partida
Foto: Reuters
O duelo entre Rússia e Argélia voltou a contar com uma falha do goleiro russo Akinfeev. Desta vez, o arqueiro saiu mal da meta em tentativa de cortar cruzamento, facilitando o gol de empate de cabeça do argelino Slimani
Foto: Pedro Ugarte / AFP
Em visita ao Brasil, o príncipe Harry aproveitou sua agem por Brasília para assistir ao jogo da Seleção Brasileira contra Camarões. O neto da rainha Elizabeth II também foi ao Mineirão para ver o duelo da Inglaterra contra a Costa Rica
Foto: AP
O astro Kobe Bryant aproveitou o fim da temporada da NBA para vir ao Brasil e acompanhar alguns jogos da Copa do Mundo - o atleta postou uma foto da partida entre Espanha e Holanda, vencida pela equipe de Louis van Gaal por 5 a 1
Foto: Kobe Bryant/Instagram / Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é clicado assistindo à partida da seleção do seu país contra a Alemanha, a bordo do Air Force One. O jogo foi vencido pelos alemães, para tristeza de Obama
Foto: Larry Downing / Reuters
Apesar da promessa de acabar com os pontos cegos, o torcedor Adamor Otto tinha essa visão na partida entre Espanha e Austrália na Arena da Baixada, em Curitiba: "paguei para ver cobrança de escanteio", protestou Otto
Foto: Facebook / Reprodução
Foto mostra supostamente o ator Leonardo DiCaprio na Arena Corinthians, em São Paulo, na abertura da Copa do Mundo
Foto: Reprodução
Neymar se emocionou e chorou durante execução do hino nacional antes da partida contra o México, em Fortelaza. A execução do hino, cantada por jogadores e torcedores até o fim, tem sido uma marca registrada nas partidas da Seleção
Foto: Getty Images
O atacante uruguaio Luis Suárez é visto abraçando um membro da seleção no hotel que a equipe está hospedada em Natal, após saber da suspensão aplicada pela Fifa que o tirou da Copa do Mundo por morder o zagueiro italiano Chiellini. O jogador sul-americano chorou bastante ao receber a notícia
Foto: Leo Carioca / Reuters
Alguns jogadores da seleção croata se empolgaram e aproveitaram o dia de folga na piscina do hotel em que estavam hospedados, na Praia do Forte, na Bahia, totalmente pelados
Foto: 24sata
O astro mexicano Javier Chicharito Hernández aproveitou uma folga para jogar futebol na praia de Santos, litoral paulista. Utilizando uma camisa personalizada com o seu nome e número que ganhou do Santos, o atacante, que esteve acompanhado de outros jogadores da seleção do México, se uniu a moradores locais para o jogo informal
Foto: Divulgação Prefeitura de Santos
Neuer e Schweinsteiger são filmados cantando o hino do Bahia, com a camisa do clube, durante a preparação para a Copa do Mundo
Foto: Blog BBMP / Reprodução
Torcedores do Japão recolhem lixo na Arena das Dunas, em Natal, depois da partida contra a Grécia
Foto: AP
A Seleção Brasileira atende fãs durante treinos na Granja Comary, em Teresópolis, e faz selfie com torcedores. Na foto, Fernandinho