O filme de terror que 'previu' a morte do Papa Leão XIV oito anos antes de ele existir 6y6y13
Longa lançado em 2017 traz um nome papal que só existiria anos depois, em um contexto nada pacífico... 476o22
Nos últimos dias, um título de terror disponível na Netflix voltou a movimentar a internet e causar arrepios nos espectadores... e não por suas cenas assustadoras. O longa-metragem "El Habitante", lançado em 2017 e dirigido pelo cineasta uruguaio Guillermo Amoedo, viralizou ao exibir, logo em seus primeiros minutos, uma manchete fictícia noticiando a morte do Papa Leão XIV. 5l6b2c
O que na época parecia apenas um detalhe de roteiro, hoje soa como uma coincidência perturbadora: em 2025, o cardeal Robert Prevost foi eleito o novo Papa da Igreja Católica, adotando justamente o nome Leão XIV — que, até então, não era cogitado entre as possibilidades mais prováveis para o trono de Pedro.
A escolha do nome papal no roteiro de "El Habitante" não foi aleatória. Em entrevista ao jornal argentino Clarín, Guillermo Amoedo revelou que chegou ao nome ainda em 2015, enquanto escrevia o script. A inspiração veio de uma pesquisa extensa sobre profecias religiosas, teorias conspiratórias e documentos históricos, incluindo as visões de São Malaquias; as revelações de Santa Hildegarda de Bingen e registros sobre os chamados antipapas.
O cineasta reforçou que não teve qualquer intenção de prever o futuro. "Não considero que tenha sido uma premonição, mas sim algo baseado em profecias antigas", afirmou Amoedo.
A "previsão" está logo no terceiro minuto do filme, antes mesmo de aparecer o título da obra. Um noticiário fictício anuncia a morte do Papa Leão XIV. A cena serve...
Matérias relacionadas