'Thunderbolts' não é o filme que vai salvar a Marvel; mas não é ruim! 294z2d
"Thunderbolts" oferece um tom mais sombrio e político ao universo Marvel, destacando anti-heróis complexos em uma narrativa tensa, mas não alcança o status de salvador da franquia.
"Thunderbolts", novo filme do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), traz para o centro da ação um grupo de personagens moralmente ambíguos — anti-heróis, ex-vilões e agentes fora do sistema — reunidos pelo governo dos Estados Unidos para realizar missões que os Vingadores não poderiam (ou não deveriam) assumir. Com direção de Jake Schreier ("Cidades de Papel") e roteiro de Lee Sung Jin ("Treta"), o longa explora uma faceta mais sombria e política do universo Marvel. 6g5p6r
O time principal conta com figuras já conhecidas do público: Yelena Belova (Florence Pugh), Viúva Negra substituta e irmã adotiva de Natasha Romanoff; Bucky Barnes, o Soldado Invernal (Sebastian Stan); Guardião Vermelho (David Harbour); Fantasma (Hannah John-Kamen); Treinador (Olga Kurylenko); e John Walker, o Agente Americano (Wyatt Russell). A equipe é liderada por Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus), uma figura enigmática que vem costurando alianças obscuras desde "Falcão e o Soldado Invernal" e "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre".
Diferente dos Vingadores, os Thunderbolts operam na ambiguidade — são personagens marcados por traumas, escolhas erradas e redenção parcial. Essa complexidade dá ao filme um tom mais tenso e menos idealista, aproximando-o de thrillers políticos e de espionagem, como "Capitão América: O Soldado Invernal". Além de cenas de ação intensas, é um filme com alma, que penetra nas psiques dos personagens e confere à obra um olhar mais humano.
Ao colocar figuras quebradas no centro da narrativa, o filme tem a chance de redefinir o conceito de heroísmo no universo Marvel — com mais nuances, contradições e riscos reais.
(*) Rodrigo James é jornalista, criador de conteúdo e publica semanalmente a newsletter MALA com notícias, críticas e pensatas sobre cultura pop e entretenimento.