'Melhor destino turístico do mundo' pode sumir do mapa ainda neste século 2q4m5p
Foto: Reprodução TV Globo 4t5011
A República das Maldivas, pequeno país insular no Oceano Índico ao sul do continente asiático, foi eleita pelo 5º ano consecutivo o melhor destino turístico do mundo pela World Travel Awards, o “Oscar do Turismo”. A premiação foi no dia 24/12 em Funchal, na Ilha da Madeira, em Portugal.
Foto: Reprodução TV Globo
As Maldivas são a primeira localidade a conquistar o pentacampeonato consecutivo da principal categoria da premiação. O arquipélago só fica atrás de Londres, na Inglaterra, e Dubai, nos Emirados Árabes, entre os maiores vencedores. As duas cidades acumulam seis títulos cada.
Foto: Reprodução TV Globo
Mas as Ilhas Maldivas podem desaparecer por causa das mudanças climáticas. Desde 2021, esse assunto vem sendo debatido na Organização das Nações Unidas (ONU), pois o lugar, de uma beleza paradisíaca, pode sumir até o fim deste século.
Foto: Imagem de 12019 por Pixabay
A República das Maldivas possui ilhas a 450 km ao sul da península do Decão. O país é formado por 1190 ilhas, com praias, lagoas e recifes. Em virtude das paisagens belíssimas, se tornou um destino turístico extremamente requisitado no mundo.
Foto: Imagem de Fonthip Ward por Pixabay
Segundo o Fórum Econômico Mundial, o nível dos oceanos pode subir 1,1 metro nas próximas oito décadas com o aquecimento global. Até o ano de 2100, o arquipélago poderá ser totalmente submerso, pois 80% das ilhas das Maldivas estão apenas um metro acima do nível do mar.
Foto: Reprodução TV Globo
Em maio de 2021, Aminath Shauna, ministra do Meio Ambiente, já ressaltava que a República das Maldivas era o país mais vulnerável do mundo, considerando as mudanças climáticas. Para tentar conter as ameaças do clima, o país começou a adotar medidas como a redução das emissões de carbono e a construção de cidades flutuantes.
Foto: Divulgação
As Maldivas têm um clima tropical e úmido com uma precipitação aproximada de 2 mil mm ao ano. O Islã é a religião predominante e obrigatória, a qual foi introduzida em 1153. Além disso, a nação foi colônia portuguesa (1558), neerlandesa (1654) e britânica (1887).
Foto: Maldivas - Imagem de 12019 por Pixabay
É a nação menos populosa da Ásia, assim como o menos populoso entre os países muçulmanos e também o menor da Ásia. Malé é a maior cidade e capital. Ela está localizada no extremo sul do Atol Kaafu e também é uma das subdivisões istrativas do país.
Foto: Ibrahim Asad/Wikimédia Commons
Acompanhe o Terra 5g4y2o
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. e o site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução TV Globo